Quero deixar bem claro, neste artigo eu deixo aqui a minha opinião pessoal, ou seja, aquilo que ao longo da minha experiencia como atirador, tendo utilizado arma curta dos mais variados calibres (.22, .32, .38, .357, .380, 9mm, .40, .44, .45, 454 casull), cheguei a conclusão do calibre perfeito para minha utilização. Respeitando sua opinião e conclusão, lembrando que a arma perfeita para cada um, no meu conceito, é aquela que você tem e treina constantemente, independente do modelo e calibre, o treinamento constante lhe proporciona um agrupamento perfeito em qualquer situação.
Em um passado não tão distante, os brasileiros não tinham acesso a armas com calibres que no mundo inteiro eram permitidos, como por exemplo o 9mm Parabelum, .40 Smith & Wesson e o .45 Colt, depois que o então Presidente da República Jair Messias Bolsonaro editou o Decreto 9.785/19 que regulamenta questões relacionadas ao porte de arma de fogo, principalmente quanto aquelas de uso restrito, nós temos a oportunidade de ter o que há de melhor em equipamentos para a defesa pessoal.
Em discussões nos mais diversos canais de relacionamentos sociais, na internet, e nos clubes de tiro de todo o país, quando perguntam sobre calibres, sempre era citado um estudo sobre a relação “stopping power” e capacidade do carregador para a escolha dos calibres policiais, especialmente o .40, adaptação do que seria o 10mm para um armamento mais compacto, hoje podemos adicionar a esta discussão nós reles cidadãos comuns. O debate sobre calibre de armas é mais um mito do que qualquer outra coisa.
Eu sempre trago à baila o 9mm Parabelum, e a partir desta linha irei defender minha opinião de que é o melhor calibre para quem quer defesa pessoal com uma arma curta. Sem menosprezar o .40 e o .45, que sem sombra de dúvidas são calibres muito bons, cada um com suas peculiaridades.
Recentemente o FBI anunciou a retomada do calibre 9mm depois de descobrir que o .40S&W estava causando muito desgaste às suas armas de fogo. Sendo este um dos principais argumentos para justificar tal mudança. O FBI decide pelo uso do calibre 9mm, e esta escolha fundamenta-se em grande base científica.
Posso afirmar que a maioria do que é conhecido sobre munição e seus efeitos sobre o alvo humano estão baseados em mito e folclore. Acompanhe partes da justificativa do FBI para voltar a usar o 9mm como calibre oficial.
As justificativas abaixo foram extraídas do site looserounds.com a justificação abaixo vale a pena ser lida, e pode mudar a opinião sobre a escolha do calibre a ser usado:
“O poder de parada de uma arma é simplesmente um mito”.
O fator mais importante na efetividade de um ferimento a um alvo humano é ter penetração a uma profundidade cientificamente válidos (FBI usa 12″-18″). O policial perde entre 70 e 80 por cento dos tiros disparados durante um tiroteio.
Projeteis atualmente (desde 2007) têm aumentado dramaticamente a eficácia da balística terminal de muitos projéteis policiais de linha premium (especialmente os Luger 9mm).
Os 9mm Luger oferece projéteis premium que são, sob condições de teste idênticos, superiores a maior parte da linha premium .40 S & W .45 e Auto (projéteis testados pelo FBI).
9mm Luger oferecem maior capacidade de tiros nos carregadores, menos recuo, menor custo (em munição e reparos nas armas) e índices de confiabilidade mais elevados quanto ao funcionamento (em armas do FBI)
A maioria dos atiradores do FBI em linhas de tiro são ambos, mais rápidos e mais precisos com a Luger 9mm em comparação com .40 (armas de porte semelhantes) S & W…
Realidades Táticas
A colocação do tiro é primordial e em média um policial atinge um adversário com apenas 20-30 por cento dos tiros disparados durante um tiroteio. Dada a realidade a colocação dos tiros é fundamental (e difícil de calcular, dada a infinidade de variáveis presentes em um encontro de forças letais) na obtenção de incapacitação eficaz, então o calibre utilizado deve maximizar a probabilidade de atingir órgãos vitais. Tiroteios envolvendo forças policiais tipicamente resultam em apenas um ou dois tiros no dorso do oponente. Assim, seja qual for o projétil que atinja o dorso ele deve ter a maior probabilidade possível de penetrar profundamente o suficiente para interromper um órgão vital.
O Estande da Ballistic Research conduziram um teste que comparou o porte de pistolas Glock .40 S & W e 9mm, para comparar o porte e o sucesso de ambos. Até o encerramento da pesquisa, a maioria dos participantes do estudo têm disparado mais rapidamente e com mais precisão com pistolas Glock calibre 9 milímetros. A 9 milímetros fornece melhor chance de sucesso pois melhoram a velocidade e a precisão dos atiradores mais qualificados.
Conclusão
Algumas instituições policiais fizeram a transição para calibres maiores do Luger 9mm nos últimos anos, sacrificaram a capacidade reduzida do carregador, um maior recúo, e se feita uma seleção de tipo de projétil mais adequado, sem aumento perceptível no desempenho do terminal.
Outras organizações policiais parecem estar fazendo o movimento de volta para 9 milímetros Luger aproveitando as novas tecnologias aplicados às pontas 9mm Luger. Estas organizações estão fornecendo ao seu pessoal a melhor chance de sobreviver a um embate armado, uma vez que pode esperar linhas tiro mais rápidos e precisos, as capacidades dos carregadores mais elevadas (e tamanhos próximos) e todo o desempenho terminal que pode ser esperado de qualquer calibre policial.
Pelo relatado acima e o fato de que vários fabricantes de munição agora fazer munição policial Luger de 9mm com linha premium, a mudança para 9 milímetros Luger pode ser vista como uma vantagem decisiva para os nossos policiais.
Traduzido do: http://concealednation.org/2014/10/fbi-decides-on-9mm-as-their-1-choice-and-have-tons-of-science-behind-their-decision/
Na minha opinião o 9mm é confiável, a recuperação de alça e massa de mira entre os disparos é mais rápida, tem menos recuo, os carregadores tem maior capacidade, aumentando as chances de atingir o alvo com mais projeteis, você que vai adquirir a primeira arma, eu aconselho a ir até um clube de tiro e atirar com armas dos três calibres, 9mm, .40 e .45, fazendo assim sua escolha, e na dúvida, escolha o 9mm Parabelum.
Por hoje é isso, é muito importante sua participação, nas redes sociais onde eu publico este artigo, faça críticas, a qualquer besteira que eu possa ter escrito, elogios e principalmente deixe a sua opinião. Deus abençoe a todos nós!