Com passaporte da vacina, Itajaí deve receber 15 escalas de cruzeiros no verão

cruzeiros

Os cruzeiros marítimos se preparam para retornar ao Litoral catarinense com protocolos rígidos de segurança, como a exigência do cartão de vacinação e teste PCR negativo. Itajaí deve receber a primeira das 15 escalas confirmadas já em 14 de dezembro.

O diretor-executivo da secretaria de Turismo, Darlan Martins Jr, acredita que será uma das melhores temporadas dos últimos tempos.

A estimativa é que mil pessoas passem pela cidade por semana, entre embarques e desembarques. Os turistas seguirão por rotas na costa brasileira, passando por lugares como Santos, Rio de Janeiro, Ilhabela, Búzios, Angra dos Reis e Abraão, em Ilha Grande (RJ).

De volta à cidade após uma pausa durante a pandemia, os transatlânticos devem movimentar a economia local. A expectativa é que os navios da Costa Fascinosa gerem um impacto na economia do município na ordem de R$ 19 milhões. A primeira escala de navio está prevista para 14 de dezembro deste ano e a última para 04 de abril de 2022.

“Voltar a receber escalas de cruzeiros após o período mais severo da pandemia é fundamental para a retomada da economia e do turismo em Itajaí. Mesmo sem as escalas internacionais, ainda proibidas pela Anvisa, conseguimos ampliar o número de paradas em relação à temporada 2019/2020 e iremos receber em torno de 15 mil passageiros”, pontua o secretário municipal de Turismo e Eventos, Evandro Neiva.

 

Protocolos

O protocolo prevê redução de viajantes por navio para 75% da capacidade total, exigência do cartão de vacina contra Covid-19 a passageiros e exame RT-PCR realizado até 72 horas antes do embarque.

Itajaí também deve elaborar protocolos para monitorar os possíveis casos da doença, receptivo e fiscalização, com base nas orientações do Ministério da Saúde. Os turistas que chegam nos navios serão recepcionados no Anexo do Centreventos.

Nesta temporada, Itajaí não terá escalas de navios internacionais devido às restrições sanitárias impostas pela Anvisa. Na última temporada, mais de 34 mil passageiros foram recebidos em 13 escalas no município.

 

Demais cidades de SC também se preparam

Balneário Camboriú deve receber pelo menos 22 cruzeiros que já confirmaram parada na cidade em suas escalas, conforme o Atracadouro Barra Sul, que é responsável por recepcionar os passageiros que descem na cidade. A maior parte das escalas é da empresa MSC Cruzeiros, que conta com 19 escalas. Já a Costa Cruzeiros tem três escalas confirmadas.

A temporada 2021-2022 começa em Balneário Camboriú já no dia 16 de novembro. A embarcação MSC Preziosa deve fundear em terras catarinenses às 7h, vinda de Santos em São Paulo.

Mais cinco escalas deste mesmo navio devem passar pela cidade até abril de 2022. O navio com mais escalas será o MSC Splendida, com 13 no total. Completam a lista as outras três escalas do Costa Fascinosa, que deverá ser o último cruzeiro a chegar na cidade, no dia 11 de abril de 2022.

A vinda de navios de cruzeiros para Balneário Camboriú começou na temporada 2017-2018. Desde então, foram mais de 70 escalas de três empresas de navios diferentes. Entre eles, o atracadouro já recebeu passageiros do maior navio a navegar em águas brasileiras: o MSC Seaview, que tem capacidade para mais de cinco mil passageiros e 323 metros de comprimento.