Santa Catarina irá ganhar uma nova rodovia no Litoral Norte do Estado. O Eixo Rodoviário Via Mar, que irá conectar Joinville a Florianópolis, teve as ordens de serviço de quatro lotes de 90,5 quilômetros assinadas nesta quarta-feira (23). A estimativa é que o valor total da obra seja de R$ 7 bilhões.
A cerimônia aconteceu na Casa d’Agronômica, e contou com a presença de lideranças políticas, representantes de entidades, além do governador Jorginho Mello. A iniciativa busca dar maior fluidez para o fluxo de pessoas e produtos que transitam pelo Estado e solucionar a sobrecarga da BR-101 no trecho Norte.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) já foi contratado e elaborado, com investimento total de R$ 552.590,25. As ordens de serviço dos projetos executivos de quatro dos cinco lotes foram assinadas nesta quarta.
Prazo de conclusão dos projetos
O prazo é de 24 meses para que esses projetos sejam concluídos, mas o secretário-adjunto de Infraestrutura de Santa Catarina, Ricardo Grando, e o governado Jorginho Mello, destacaram que a intenção é adiantar esse prazo para 18 meses.
Assim, a previsão é que no primeiro semestre de 2026 o projeto seja levado ao mercado para encontrar parceiros para sua realização, que deve ocorrer através de parcerias público-privadas.
— Ele nasce com o DNA das parcerias, o que o Estado pretende fazer é uma parceria público-privada para que a gente possa viabilizar esse importante eixo rodoviário, chamado Via Mar, que contempla 145 quilômetros, partindo de Joinville, vindo até o Contorno Viário de Florianópolis. Lógico que é um projeto ambicioso, a expectativa que a gente tem é que nós encontremos parceiros para um projeto que vai ultrapassar 7 bilhões de reais — pontuou o secretário-adjunto.
Questionado sobre a possibilidade de implementação de pedágio nas estradas, o governador Jorginho Mello reforçou que não pretende implementar pedágios em estradas já existentes, mas afirma que há a possibilidade de haver pedágio nessa nova rodovia. Ele também destacou a decisão pela parceria público-privada no trecho que atrai milhares de turistas e tem importante rota de comércio.
— Então nós vamos fazer, já iniciamos, damos o primeiro passo nesse projeto, licitamos, vamos cuidar disso com muita responsabilidade. Vai ser uma PPP. O governo paga os projetos, depois vamos colocar no mercado para investidores virem para Santa Catarina investir, e vai ter investidor que queira vir fazer essa estrada. Vai ser uma estrada nova, uma alternativa, uma estrada que vai ter um tráfego muito grande, porque hoje colapsou o Vale do Itajaí — afirmou o governador Jorginho Mello.
Como será a nova rodovia
A extensão total da rodovia, que se inicia em Joinville, na entrada da BR-101, e se estende até Biguaçu, na entrada do Contorno de Florianópolis, será de 145,215 quilômetros.
As ordens de serviço assinadas nesta quarta correspondem aos lotes 1, 2, 3 e 4, com extensão total de 90,49 quilômetros, sendo o trajeto entre Joinville e a Rodovia Antônio Heil (SC-486), em Itajaí. O valor total dos projetos executivos da Ordem de Serviço desses quatro trechos será de R$ 9.609.427,06.
Lote 1
Trecho: Joinville (Entrada BR-101) até BR-280 (Guaramirim)
Extensão: 26,85 quilômetros
Valor: R$ 2.208,061,41
Obras de arte especiais: 215 metros
Dois viadutos
Quatro pontes
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Lote 2
Trecho: BR-280 (Guaramirim) até SC-415 (Massaranduba/São João do Itaperiú)
Extensão: 21,09 quilômetros
Valor: R$ 2.003.731,00
Obras de arte especiais: 155 metros
Um viaduto
Duas pontes
Lote 3
Trecho: SC-415 (Massaranduba/São João do Itaperiú) até SC-414 (Luiz Alves/Navegantes)
Extensão: 16,77 quilômetros
Valor: R$ 2.212.430,00
Obras de arte especiais: 60 metros
Duas pontes
Oito contenções
Lote 4
Trecho: SC-414 (Luiz Alves/Navegantes) até Rod. Antônio Heil (SC-486)
Extensão: 25,87 quilômetros
Valor: R$ 3.185.204,65
Obras de arte especiais: 660 metros
Quatro viadutos
Quatro pontes
Três contenções
Lote 5 (trecho remanescente)
Trecho: Rod. Antônio Heil (SC-486) até Contorno de Florianópolis
Extensão: 54,72 quilômetros
Obras de arte especiais: 660 metros
Quatro viadutos
Quatro pontes
Três contenções
Um túnel
Nova rodovia promete impacto positivo em setores econômicos
A nova rodovia fará parte do Programa Estrada Boa, do Governo do Estado, que tem mais de 40 obras em andamento em Santa Catarina. Os estudos ambientais dos lotes já licitados para o licenciamento ambiental da implantação da Via Mar foram abertos no dia 9 de outubro e estão na fase de análise de propostas para contratação de empresa. O valor orçado é de R$ 4.248.332,99.
— Todos os recursos que nós temos aqui é fruto de torneira fechada e o governador exigindo que nós, secretarias, economizassem. Por isso que a gente está podendo ter esse sucesso, tantas obras, não tem uma região no Estado que nós não estamos aplicando obra — afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.
Um dos impactos previstos com a implantação da nova rodovia é que ela deve auxiliar no escoamento de cargas da região, em uma área com grandes portos, como o de Itajaí, Navegantes e Itapoá.
— Então a gente imagina que concretizada essa obra a gente possa ter uma dinâmica diferente e dar à Santa Catarina aquilo que é a sua aptidão, de fazer grandes movimentações através dos portos catarinenses — complementa o secretário-adjunto Ricardo Grando.
Dagnor Schneider, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina (Fetrancesc), destacou o impacto que o alto fluxo e as frequentes filas possuem no setor de transportes e também no turismo da região, e como a busca por uma rodovia alternativa foi uma luta da Federação.
— Santa Catarina tem a menor malha pavimentada do Brasil. Quando a gente fala do trecho norte, nós estamos em colapso. Nós temos aqui os principais portos, nós temos aqui as cidades litorâneas mais queridas e frequentadas do Brasil. O setor do transporte perde por produtividade, aumento de consumo de mais de um milhão de reais por ano nesse trajeto — afirmou.