Comitê gestor do programa bandeira azul será formado em reunião no dia 04 em Balneário Camboriú

A formação do comitê gestor do Programa Bandeira Azul de Balneário Piçarras está marcada para o dia 04 de abril. A reunião acontecerá no auditório da Prefeitura, a partir das 19h. O comitê é encarregado de garantir que todos os critérios estabelecidos pelo Programa Bandeira Azul sejam cumpridos na praia.

O comitê gestor deverá também, em parceria com a coordenação nacional do programa, Instituto Ambientes em Rede, instituir o sistema de gestão ambiental e conduzir auditorias ambientais regulares na praia. “O comitê vai ajudar na preparação e gestão da praia”, explicou Leana Bernardi, coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul.

Já integrante da fase piloto do programa, Balneário Piçarras tem que se adequar a 26 recomendações apontadas por relatório do Instituto Ambientes em Redes. “O comitê gestor vai auxiliar a cidade a cumprir com todas as recomendações”, comentou a secretária de Turismo, Susan Correa.

O comitê não tem número máximo de integrantes, devendo ser formado por participantes da comunidade em geral. “Qualquer pessoa pode fazer parte do comitê gestor, inclusive, associações, ong’s e órgãos ambientais”, pontuou Susan.

Algumas ações já começaram, como por exemplo, as coletas para amostras de qualidade da água, efetuadas pela Universidade do Vale do Itajaí. As amostras são complementares as que a FATMA realiza nas praias da região, observando critérios, como microbiológicos (Enterococcus sp e Escherichia coli) e físico-químicos (pH, materiais flutuantes e óleos e graxas).

Outras exigências da fase piloto fazem referência a sinalização adequada do trecho, ampliação da quantidade de lixeiras padronizadas, garantia de maior segurança na praia, além da criação de um grupo gestor da praia com a maior participação da comunidade e interessados para discutir as ações a serem realizadas.

O trecho que está na fase piloto para a certificação. compreende da Avenida Getúlio Vargas até o final do calçamento, sentido norte. Os critérios para avaliação de uma praia são: educação e informação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e segurança e serviços. Balneário Piçarras é uma das treze praias de todo o Brasil a lançar a fase piloto e iniciar o planejamento de ações para o recebimento da certificação.

“A partir de agora, a comunidade precisa abraçar o programa, se empoderar dele. O Bandeira Azul trará benefícios significativos para a nossa cidade, principalmente na captação de turistas e visibilidade”, exaltou o Prefeito Leonel Martins, frisando a importância do envolvimento da população no processo.