Como será o inverno em Santa Catarina neste ano

Põe casaco, tira casaco. Dias de frio, outros com temperaturas amenas. O inverno deste ano em Santa Catarina será assim: meio confuso, meio “brincalhão” com a nossa saúde e com poucos dias de frio extremo. O solstício de inverno ocorre nesta sexta-feira (21) no hemisfério Sul, exatamente às 12h54min (horário de Brasília).

O friozinho de quinta-feira (20) empolgou quem esperava ansiosamente pela chegada da estação mais fria do ano. Mas acalmem-se. Ainda não vai dar para usar aquele casacão de lã que está guardado no armário. As temperaturas voltam a subir ao longo da tarde desta sexta e permanecem agradáveis no fim de semana, com possibilidade de chegar aos 27°C na tarde de domingo, em Florianópolis, por exemplo.

De acordo com o meteorologista da NSC Comunicação, Leandro Puchalski, o inverno terá este ritmo. Não vai dar para guardar a roupa de verão, nem deixar os cachecóis e casacos de lado.

— O inverno vai ter frio? Vai. Mas o frio será em períodos mais curtos, intercalados com períodos de temperaturas amenas, que as pessoas podem até estranhar para um inverno — disse.

De acordo com a previsão climática do trimestre da Epagri/Ciram, as ondas de frio serão pouco duradouras, com períodos mais quentes. As massas de ar de origem polar, típicas da estação, até irão trazer temperaturas próximas a zero e negativas nas áreas altas do Estado, como na Serra e Planalto Norte. Inclusive, até existe alguma probabilidade de neve em julho e agosto, avalia o órgão.

El Niño e suas chuvas

Neste ano, temos a influência do fenômeno climático El Niño, um conhecido já dos catarinenses. Sua principal característica é dificultar a entrada de massas de ar frio no interior dos estados, desviando estas ondas de frio para o oceano. O clima neste inverno, portanto, deve ficar parecido com o que já sentimos no outono.

— O El Niño tende a trazer volumes elevados de chuva e as temperaturas não ficam tão baixas, justamente porque as massas de ar frio não conseguem passar pelas nuvens de chuva. As duas brigam pelo mesmo lugar — explicou Puchalski.

A Epagri/Ciram, em sua previsão climática para o trimestre de junho/ julho/ agosto (que foi realizada em maio), indica chuvas acima da média para o período. Como junho foi um mês que choveu pouco em SC, há possibilidade de esta água aparecer no mês que vem ou em agosto. Na próxima semana, a previsão climática para o trimestre será atualizada pela Epagri/Ciram.

Lembrando que o tempo, assim como o El Niño, não são exatos. Em um ponto do Sul do país uma cidade pode estar sofrendo com alagamentos e chuvas, e no outro poderá haver temperaturas amenas e sol. Vale estar preparado para tudo. Não descarte tirar o guarda-chuva da bolsa.

Fonte: NSC