Saiba que companhias aéreas já operam voos internacionais no Brasil

O turista brasileiro ainda tem a entrada restrita em grande parte do mundo — inclusive em alguns de seus destinos de férias preferidos —, mas, aos poucos, a oferta de voos internacionais aumenta nos aeroportos. Este mês, retornam os voos regulares de pelo menos cinco companhias aéreas estrangeiras: Aerolíneas Argentinas, Sky, Avianca, Turkish Airlines e Iberia (estas duas últimas, apenas em São Paulo).

O mês registrará também o aumento de frequências de empresas que voltaram a operar no país há alguns meses (ou que nunca deixaram de voar), como é o caso de Copa, Delta, TAP, Air France, KLM, Lufthansa e British Airways.

Algumas novidades chamam a atenção. Uma delas é a estreia de uma rota inédita, que não existia antes da pandemia, entre Maceió e Lisboa, operada pela TAP com um novíssimo Airbus A321 LR, um modelo normalmente usado para voos curtos, mas que foi adaptado para viagens transatlânticas. Começa nesta sexta-feira.

A outra é a estreia da nova classe executiva Delta One, que tem poltronas totalmente isoladas umas das outras com portas individuais, que estará presente na rota São Paulo-Nova York, que a Delta retoma em 19 de dezembro.

Mais movimento no Galeão

O aumento, no entanto, ainda não é o suficiente para chegar aos patamares pré-pandemia. No aeroporto de Guarulhos, por exemplo, o número de destinos internacionais disponíveis aos passageiros caiu de 50, em fevereiro, para 22, em setembro.

A situação não é muito diferente no Galeão, que conectava o Rio a 26 destinos internacionais. Até setembro, apenas KLM, Air France e TAP vinham operando com regularidade no aeroporto. A partir deste mês, a cidade deve ganhar mais conexões.

— Em outubro, recuperaremos toda a nossa cobertura entre os destinos nacionais e registraremos um expressivo aumento da rede internacional — diz o diretor de Negócios Aéreos da RIOgaleão, Patrick Fehring, que garante ser possível manter os mesmos padrões de medidas de segurança sanitária adotadas no momento. — Ainda temos bastante espaço livre dentro do aeroporto para garantir o distanciamento necessário para a segurança do passageiro.

Na última quarta-feira, a chilena Sky retomou a rota Rio-Santiago, com duas frequências semanais. Ainda para destinos latino-americanos, no próximo dia 16, a Avianca voltará a ligar o Rio a Bogotá. Três dias depois, será a vez da volta dos voos regulares para a Cidade do Panamá e, de lá, para o leque de destinos oferecidos pela Copa. Há a previsão ainda da retomada de cinco voos semanais para Buenos Aires com a Aerolíneas Argentinas, o que ainda depende da reabertura das fronteiras do país vizinho.

A conexão para a Europa, que continua majoritariamente fechada a turistas brasileiros, também será reforçada. Estão previstos voos da British Airways para Londres a partir do dia 25, quatro vezes por semana. Já a Iberia deve retornar apenas em dezembro.

Entre as companhias que já vinham voando para o Rio, a Air France passará a voar cinco vezes por semana para Paris, o mesmo número de frequências que a TAP terá ainda este mês para Lisboa.

Toda a operação no Galeão, doméstica e internacional, tem se concentrado no Terminal 2, onde são usados apenas 17 portões de embarque. O Píer Sul, antes ocupado por voos para fora do país, está fechado e deve reabrir apenas em dezembro, quando há a previsão do retorno dos voos diretos do Rio para os Estados Unidos, com American Airlines (Miami), Delta (Atlanta) e United (Houston).

Quem já voa e quem voltará em breve ao Brasil

Aerolíneas Argentinas: Tem previsão de voltar a voar de Buenos Aires para São Paulo e Rio de Janeiro a partir de meados de outubro, mas depende da liberação das fronteiras por parte do governo argentino.

Aeroméxico: Desde julhon há voos entre a Cidade do México e o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A previsão é que em oubtubro passe de cinco para sete frequências semanais.

Amaszonas: A companhia aérea boliviana inaugurou sua rota São Paulo – Santa Cruz de la Sierra em 21 de setembro. A previsão é que em outubro, a operação passe de duas para quatro frequências semanais.

Air Canada: Os voos entre São Paulo e Toronto foram retomados no começo de setembro, com três frequências semanais, com previsão de passar para cinco por semana em novembro.

Air Europa: Os voos entre São Paulo e Madri foram retomados em agosto. A previsão é que a companhia espanhola retome as rotas de Barajas para Salvador, Recife, e Fortaleza em novembro.

Air France: A companhia opera voos regulares de Paris para Rio (quatro frquências semanais) e São Paulo (diários a partir de 19 de outubro). Em 16 de outubro voltará a voar para Fortaleza, três vezes por semana.

American Airlines: Desde agosto voa de São Paulo para Miami. O retorno da rota entre São Paulo e Dallas está previsto para 24 de outubro. Para 17 de dezembro estão previstas as voltas das rotas Rio-Miami e São Paulo-Nova York.

Avianca: Em outubro, a companhia aérea colombiana volta a voar de Bogotá para São Paulo (dia 3) e Rio de Janeiro (dia 16).

Azul: A partir do aeroporto de Viracopos, em Campinas, a Azul voa duas vezes por semana para Lisboa e Fort Lauderdale (Flórida). Caso a ligação entre Brasil e Argentina se reestabeleça ainda este ano, a empresa planeja voar para Buenos Aires em dezembro.

British Airways: Desde agosto há voos entre Londres e São Paulo. A companhia aérea volta ao Rio em 25 de outubro, com quatro voos semanais.

Boliviana de Aviación: Desde julho realiza voos diários entre São Paulo e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Para 4 de dezembro está previsto o início da rota La Paz-São Paulo.

Copa Airlines: Em outubro irá aumentar o número de voos da Cidade do Panamá para São Paulo e Rio de Janeiro. Em novembro, a companhia prevê retomar suas operações nos aeroportos de Brasília e Belo Horizonte.

Delta: Voltou a voar de Atlanta para São Paulo em agosto. E planeja retomar as rotas Rio-Atlanta e São Paulo-Nova York em 19 de dezembro.

Emirates: Os voos entre os aeroportos de Guarulhos e Dubai foram retomados em agosto.

Ethiopian: A rota São Paulo Addis Abeba contiou em operação, de maneira reduzida, desde o início da pandemia. Atualmente são cinco frequências semanais.

Iberia: Os voos entre Madri e São Paulo devem ser retomados a partir 25 de outubro. Para o Rio, a previsão de retorno é para dezembro.

KLM: Tem voos regulares de Rio e São Paulo para Amsterdã. A previsão é que volte a voar para Fortaleza em 26 de outubro.

Latam: Há voos internacionais saindo de São Paulo para Nova York, Frankfurt, Londres, Lima, Lisboa, Madri, Miami, Montevidéu e Santiago.

Lufthansa: A rota Frankfurt-São Paulo não foi suspensa durante a pandemia, apenas teve o número de frequências semanais reduzido: no momento, são cinco. Os voos de Frankfurt para o Rio só devem ser retomados em março de 2021.

Qatar Airways: Desde 1º de agosto há voos diários entre São Paulo e Doha. Também em agosto a empresa anunciou que não voará mais para a Argentina, encerrando, então, o trecho São Paulo Buenos Aires.

Sky: A lowcost chilena voltou a voar de Santiago para Rio e São Paulo em 1º de outubro, com duas frequências semanais para cada cidade.

Swiss: Desde o início de julho há voos diretos entre São Paulo e Zurique.

Taag: A companhia aérea angolana retomou, em setembro, os voos (dois por semana) entre São Paulo e Luanda.

TAP: Voa do Rio e de São Paulo para Lisboa e Porto. Em agosto voltou a voar, da capital portuguesa, também para Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Salvador e Brasília. No dia 2 de outubro, inaugura uma rota nova, Lisboa-Maceió.

Turkish: Deve retomar a ligação sem escalas entre São Paulo e Istambul em 16 outubro, três vezes por semana.

United: De São Paulo voa para Houston e Nova York. Os voos entre Rio e Houston devem voltar em dezembro.