Por: Ricardo Gebeluca | 11/06/2019

Foi realizado entre os dias 6 e 10 de junho a 4ª Festa do Divino Espírito Santo de Bombinhas, na Comunidade de Nossa Sra. dos Navegantes, no bairro Centro. O ápice aconteceu na manhã de domingo, 9 de junho, com o desfile principal do Cortejo Imperial de 2019 e a Missa de Pentecostes, que agregou as demais comunidades paroquiais. Foram cinco dias intensos com direito a emoção e devoção, num dos festejos mais tradicionais do litoral catarinense, num total de 67 festas. A missa de domingo muito simbólica com elementos do Divino Espírito Santo, ofertados no altar, presidida pelo pároco local, padre Silvano Oliveira, trouxe a frente o casal Rafaela Renata Mafra como imperatriz e Nícolas Almeida da Silva como imperador, e também contou com a participação do prefeito Paulo Henrique Dalago Müller.

Os pais do casal imperial, festeiros que encabeçam a comissão organizadora do festejo, Renata Gracelides Pinheiro e Pedro Mafra, e Fabiana Almeida e Alberto (Beto) João da Silva, num misto de sentimentos de missão cumprida e emoção a flor da pele, não escondiam os sorrisos orgulhosos de seus filhos. “Pra mim o Divino é tudo, minha família vivenciou a graça do milagre que o Divino Espírito Santo é capaz de fazer, somos provas vivas de sua unção. Então, nos doar a Ele, num festejo em Sua glória é o mínimo de retorno nosso diante da grandeza que recebemos”, comenta a mãe da imperatriz Rafaela, Renata Pinheiro.

O prefeito Paulo Henrique Dalago Müller ressalta a importância do apoio da Prefeitura de Bombinhas para a concretização do festejo: “essa festa é muito importante porque realiza a manutenção de uma cultura tradicional, e a prefeitura investe junto com a população para que a cada ano seja uma festa mais bonita, com maior adesão, ou seja, que reúna toda a nossa comunidade em prol do Divino Espírito Santo”.

Padre Silvano destaca a união e devoção da comunidade: “Estes dias foram muito especiais, de devoção, em que a comunidade serviu unificada, mas o Espírito Santo é presença viva diária na vida da comunidade e devemos sempre buscar esse fervor em todos os dias do ano”.

No meio da tarde a comunidade pôde confraternizar numa domingueira, este ano realizada numa tenda montada no estacionamento da igreja, e foi efetuado o sorteio do casal imperial de 2020, Joana Pinheiro Pereira e Eduardo da Silva Testoni, a ser apresentado oficialmente na última das quatro missas do festejo, hoje, segunda-feira 10.

A festa contou com o apoio da Prefeitura de Bombinhas, da Polícia Militar de Bombinhas, Corpo de Bombeiros de Bombinhas, Banda da Sociedade Musical União Tijuquense, Ministério de Música Leão de Judá, Paróquia de Nossa Sra. da Imaculada Conceição e comunidade em geral.