Por: Ricardo Gebeluca | 13/04/2018

A conjuntura atual do Rio Perequê, seus afluentes e córregos, e a possibilidade de se gerar uma agenda positiva para a sua total despoluição, através de condutas concretas, foi o tema do 1º Fórum Intermunicipal de Entidades e Governo pela Recuperação do Rio Perequê e seus afluentes. O evento inédito e histórico aconteceu na noite de quinta-feira 12, na sede social do Rotary Club, em Itapema, com participação efetiva das concessionárias de água e esgoto, órgãos municipais, agências e comitês reguladores, entidades de classe e associação de moradores, num total de 24 entidades da sociedade civil dos municípios de Itapema e de Porto Belo.
A Conasa Águas de Itapema, concessionária dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Itapema desde 2004 – transformando positivamente o cenário do saneamento municipal, foi representada pelos seus diretores César Menezes e Eduardo Vergutz. “Foi um excelente debate, onde todos expressaram de maneira consciente seus compromissos em prol do Rio Perequê e seus afluentes. Certamente, com a participação de todos iremos conseguir grandes resultados. E a Conasa Águas de Itapema irá participar efetivamente desta causa”, afirmou César Menezes, Diretor de Engenharia e Operações da concessionária.
O dirigente realçou que a empresa, que já garante 100% de abastecimento de água tratada para a população, mantém seu cronograma de expansão da rede esgotamento sanitário dentro dos prazos estipulados pelos órgãos públicos. “Hoje, 74% do esgoto do município de Itapema já é tratado, o que caracteriza um dos maiores índices no Estado de Santa Catarina”, celebra Menezes. Ele acredita que a união de todos por um bem comum é extremamente importante e que esta iniciativa será essencial para revitalizar esta fonte vital para todos os municípios banhados pelo Perequê.