Para que os shows de Porto Belo da Abertura de Verão possam acontecer no município, diferentes medidas precisam ser tomadas, considerando o Decreto 1371 e as portarias 1303 e 1305 do Governo do Estado de Santa Catarina. Com três atrações nacionais e diversos shows locais em quatro noites, os organizadores se preparam para receber o público dentro dos padrões de “Evento Seguro” determinados. As medidas foram apresentadas e debatidas em uma reunião na quinta-feira (02) pelo Governo Municipal e forças de segurança.
A entrada e saída das pessoas do evento será monitorada por câmeras, já que o acesso precisa ser controlado, seja em número de pessoas, seja para apresentação de documentos como comprovante de vacinação ou teste contra o coronavírus. Através de uma parceria com a Pixel Soluções, serão instaladas câmeras de análise inteligente de vídeo em todas as entradas do evento, possibilitando maior agilidade das equipes de segurança e uma contagem das pessoas que entram, já subtraindo aqueles que saem do espaço. A Análise inteligente de vídeo, também conhecida como Vídeo Analítico ou Video Analytics, oferece um monitoramento mais otimizado, preciso e menos propício a falhas. Todos os analíticos das imagens serão feitos pelo sistema Digifort, cujas licenças para estas análises serão cedidas para o evento. A Digifort é uma empresa especializada em Software de Segurança e inteligência em videomonitoramento cujas imagens podem ser utilizadas pelas polícias militar e civil.
Exigências para a entrada no local
A entrada para os shows de Porto Belo é gratuita e segue todas as determinações do Governo do Estado para a realização do “evento seguro”, sendo obrigatória a apresentação do comprovante de vacina ou resultado negativo para covid-19 de exame RT-PCR ou antígeno PCR nas últimas 72 horas, usar máscara e álcool em gel. Todas as determinações para a proteção contra a covid-19 já estavam estabelecidas pela organização do evento, mas foram reforçadas considerando as portarias nº 1303 e 1305, publicadas nos últimos dias.
Seguindo as determinações do Governo do Estado e orientações da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica através do Plano de Contingência, pessoas de 12 a 17 anos que queiram participar do evento devem apresentar comprovante de vacinação com registro de pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 ou laudo contendo resultado “negativo, não reagente ou não detectado” de exame RT-qPCR. Crianças menores de 12 anos de idade não será exigido comprovante de vacinação ou testagem, desde que estejam acompanhadas de pais ou responsáveis, permanecendo em espaços sem aglomeração.