Conversatório do 3º Festirua dá dicas sobre redes de festivais de teatro

Bendito Benedito – créditos Mariana Tzaschel.

Promover uma ampla e empolgante conversa entre artistas e coordenadores de festivais de teatro. Este é o objetivo do Conservatório Latino-americano de Redes de Festivais, que acontece nesta terça-feira, dia 26, às 19h, ao vivo pelo canal de vídeos youtube.com/c/CiaSandraBaronFestirua. Este evento faz parte da programação do 3° Festival Internacional de Teatro e Títeres e Rua (Festirua), que está acontecendo desde 1° de outubro, de forma on-line, pelo site festirua.com.br.

“O Conversatório é um grande momento para nós, artistas, que se empenham na produção de festivais, pois oportuniza esclarecimento sobre como se conectar com as redes de festivais, tomar conhecimento das convocatórias, participar de corredores nacionais e internacionais de teatro e alternativas de internacionalizar os trabalhos produzidos pelas companhias e artistas de teatro”, explica Sandra Baron, coordenadora do 3º Festirua, artista e produtora cultural.

O bate-papo sobre redes de festivais vai contar com a explanação dos renomados Cris Diniz e Ângela Mourão. Diniz é ator, iluminador, cenógrafo e coordenador internacional do Corredor Latino-americano de Teatro. Ângela é atriz, bailarina, diretora artística e fundadora do Grupo Teatro Andante.

O 3º Festirua é uma realização da Cia Sandra Baron por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com o apoio das prefeituras de Bombinhas, Itapema e Porto Belo.

Aproveite a oportunidade e participe! Dia 26 de outubro, às 19 horas, no canal youtube.com/c/CiaSandraBaronFestirua.

 

Última semana para participar do Festirua

De 1º a 30 de outubro, crianças e adultos de todas as idades têm a oportunidade de assistir espetáculos de teatros de bonecos em uma rica programação que traz companhias nacionais e internacionais.

A terceira edição do Festival Internacional de Teatro e Títeres de Rua (Festirua), apresenta 30 companhias selecionadas, sendo seis internacionais e 24 nacionais de sete estados brasileiros. O Festival oferece, gratuitamente, 25 espetáculos de teatro de animação e três tutoriais de como fazer teatro de bonecos.

Além dos vídeos dos espetáculos, o público tem a oportunidade de acompanhar transmissões ao vivo, no canal da Cia Sandra Baron no YouTube, sobre teatro de sombra, marionetes de fio, manipulação direta, lambe-lambe e bonecos de luva. A programação conta ainda com uma aula virtual do bonequeiro Bernd Ogrodnik, da Islândia, marionetista do filme Strings e um dos maiores construtores de marionetes de madeira do mundo.

 

Sobre os palestrantes

Cris Diniz é ator, iluminador e cenógrafo. Ele é mestre em Iluminação Teatral, graduado em Interpretação Teatral com formação complementar em Artes Visuais. Atualmente é coordenador internacional do Corredor Latino-americano de Teatro, coordenador técnico do Festival Estudantil de Teatro e do Festival de Artes Cênicas de João Monlevade. É também ator convidado da Cia Pierrot Lunar, iluminador dos grupos Trampulim, Cia Negra de Teatro, Grupo Dos Dois, além de outros trabalhos com cinema, teatro, dança e performance.

Ângela Mourão é atriz, bailarina, diretora artística e fundadora do Grupo Teatro Andante, no qual participa com o Grupo de vários espetáculos. Formada em Psicologia, em Dança e em Teatro. É professora de expressão corporal e interpretação teatral. Ângela participa como atriz, preparadora corporal, elaboradora de projetos e produtora nos espetáculos e como professora nas oficinas do Grupo Teatro Andante, além de desenvolver pesquisa sobre máscaras: a do palhaço, a máscara neutra e as máscaras expressivas.

Informações no site festirua.com.br. Acompanhe também nas redes: @festiruaon e facebook.com/FestiruaOn. Esclarecimentos pelo endereço eletrônico festiruacomunicacao@gmail.com.