Por: Ricardo Gebeluca | 15/03/2019

Membros do Corpo de Bombeiros de São José receberam a primeira aula da capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ação é uma iniciativa da vereadora Cristina Sousa (PRB), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O curso de extensão terá duração de três meses e as aulas serão ministradas por André Luiz Conceição, que é surdo e estudante de Libras. A capacitação é coordenada pelo professor doutor em linguística da UFSC, Deonisio Schmitt, primeiro surdo com doutorado em Linguística do Brasil.

“Esta parceria fará a diferença na vida de todos, disseminando a Língua Brasileira de Sinais, que é a primeira língua oficial dos surdos no Brasil. Dessa forma, proporcionaremos acessibilidade comunicacional para os surdos, rompendo juntos as barreiras, fazendo com que a Língua Brasileira de Sinais venha a ser respeitada e fazendo com que os surdos participem da construção do que precisam”, destaca Cristina Sousa.

O comandante do 10º Batalhão do Bombeiro Militar, Cristhiano Cardoso, responsável pela parceria entre a vereadora e a UFSC falou da importância da capacitação. “Essa capacitação é de suma importância, pois vai permitir darmos um atendimento digno à essas pessoas que até o momento eram invisíveis”, disse o comandante, que elogiou a iniciativa da vereadora.