Coluna Pelo Estado: Corrida eleitoral deste ano começa em março e promete surpresas em SC

O mês de março chegou e com ele a promessa de que a campanha eleitoral deste ano será a mais conturbada desde a reabertura democrática, na década de 1980. Antes do catarinense ir às urnas, nos dias 2 e 30 de outubro, os rumos de estado e do Brasil passam pelas datas do calendário eleitoral. Nesta quinta (3), inicia o prazo da janela partidária para que os detentores de mandato troquem de partido. A data, que já agita os bastidores, principalmente na corrida às vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa, vai até 1º de abril. Alguns fatos cercados de expectativa para o período são a definição das siglas dos deputados do PSL, do senador Dário Berger (MDB, mas de saída) e o comportamento da base governista na Assembleia e na Câmara dos Deputados.  Ao final de 1º de abril, outro marco temporal será bastante influente nos rumos do pleito eleitoral. É que dia 2 de abril é o fim do prazo para desincompatibilização de agentes públicos como governadores e prefeitos, que pretendem concorrer a outros cargos. Assim, eles terão que renunciar até a data. Os prefeitos de Florianópolis, Gean Loureiro, de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira e de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli já são oficialmente pré-candidatos a governador. Porém outros nomes despontam na disputa de vagas na Alesc e Câmara dos Deputados. Até lá deverá ser definido qual o papel do governador Carlos Moisés no pleito e as possíveis alianças. A corrida eleitoral está apenas no início, mas nos bastidores os diálogos estão veementes, podendo até ocorrer surpresas.

SC no mundo

A cidade de Praia Grande, no Sul catarinense, foi eleita o segundo melhor lugar do país e o 22º do mundo, revela levantamento do site de viagens TripAdvisor, para quem prefere destinos de sol. O município é conhecido como a Capital dos Canyons pois está na região com a maior cadeia de cânions da América Latina. Ele está localizado aos pés do trecho mais abrupto da Serra onde ficam canyons famosos da região, como o Itaimbezinho e o Malacara. Mais um sinal de que o turismo no Estado vai conquistando cada vez mais espaço nos roteiros do mundo.

Novo reitor

A UFSC vai eleger um novo reitor e vice. A eleição será por dois sistemas de votação: no dia 22 de março o primeiro turno pela internet; e no dia 26 de abril pelo formato tradicional de urnas eletrônicas do TRE. São três os candidatos homologados e sorteados pela comissão eleitoral: a professora Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto, atual vice-reitora, o professor Irineu Manoel de Souza, do centro Socioeconômico e o professor Edson Roberto de Pieri, do centro Tecnológico.

Tecnologia

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações destinará R$ 2,7 milhões e a Fapesc, em contrapartida, mais R$ 54,4 mil para instalação de oito laboratórios de inovação no estado. Os recursos foram conquistados por meio de emenda parlamentar da deputada federal Angela Amin e do senador Esperidião Amin. Os laboratórios serão instalados em Florianópolis, Blumenau, Caçador, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba e Tubarão.

Alerta

Os conselhos federal e regionais de nutricionistas enviou nota técnica para os parlamentares em Brasília manifestando preocupação com a possível aprovação do projeto de lei conhecido como “pacote do veneno”. A matéria está no Senado e quer flexibilizar ainda mais a liberação e o uso de agrotóxicos no país. Segundo os profissionais, a proposta é nociva para a saúde da população e para o meio ambiente.

Dobradinha

No Vale do Itajaí, o MDB de 46 municípios fechou acordo para apoiar a reeleição do deputado estadual, Jerry Comper, e do jornalista Rafael Pezenti para suceder o deputado federal Rogério Peninha Mendonça, que decidiu não disputar à reeleição. Pezenti é assessor do Peninha que está em sua terceira legislatura na Câmara.