Corte de bolo dos 57 anos de Itapema homenageia ex-prefeitos

As comemorações dos 57 anos de Itapema continuam durante todo o mês de Abril. Na tarde desta segunda-feira (22) foi realizado o tradicional corte do bolo com homenagens aos prefeitos que ajudaram a construir a história da cidade e o lançamento da nova versão do Hino de Itapema. A cerimônia aconteceu no Paço Municipal e contou com a presença de autoridades, representantes de entidades e associações e claro da população.

O evento iniciou com uma apresentação do Coral Infanto-Juvenil Grupo Vivaz. Em seguida cada um dos 10 homenageados receberam as placas e deixaram sua mensagem ao público presente. Outro momento importante do evento foi o lançamento oficial da nova versão do Hino de Itapema com a participação do Coral Vozes de Itapema. A cerimônia foi finalizada com os parabéns a cidade e o tradicional corte do bolo.

“Hoje presenciamos um momento histórico em nossa cidade, nunca havia acontecido esse reencontro de pessoas que dedicaram seu tempo, seu trabalho para que Itapema fosse essa linda cidade. Agradeço por ter sido escolhida a primeira mulher a governar Itapema, e tenham certeza, que todos os dias que eu acordo eu agradeço e peço a deus que me guie no caminho certo, darei o meu melhor todos os dias, pois nosso povo ordeiro, honesto e trabalhador não merece menos que isso! Parabéns Itapema, parabéns a todos e muito obrigada por prestigiarem essa festa que só foi possível com a presença de todos”, destacou a Prefeita Nilza Nilda Simas.

História de Itapema

O povoamento de Itapema iniciou-se em 1748, com a vinda de 461 imigrantes açorianos, dos quais a cidade herdou o linguajar, as crenças, o gosto pela música, o folclore e a conduta ordeira e pacífica. Há 57 anos iniciava uma história de sonhadores que acreditaram que os seus ideias podiam se tornar realidade. Pessoas que viam no então distrito a possibilidade de tornar-se uma cidade que num futuro figuraria entre as mais importantes do litoral norte de Santa Catarina. Foi esse sonho que moveu Olegário Bernardes e Ernesto Francisco Severino, então vereadores do município de porto belo, a propor e emancipação político-administrativa. Em 21 de abril de 1962, nascia Itapema! A história conta que há duas versões para origem do nome. Uma delas está nas construções dos primeiros habitantes os açorianos que após um ataque de piratas no ano de 1800, muitas famílias abandonaram o local, mas tapera voltou a se organizar em 1850. Já há quem diga que o nome veio do gavião tesoura, pássaro muito popular na época.

Confira a lista dos homenageados:

Osni dos Santos (em memória)

Olegário Bernardes (em memória)

Nelson Santos (em memória)

Francisco Vitor Alves (em memória)

José Higino Furtado

Magnus F. Antunes Guimarães

Clóvis José da Rocha

Sabino Busanello

Rodrigo Costa

Nilza Nilda Simas