Por: redação | 1 mês atrás

O Programa Descobrindo Bombinhas concluiu nessa semana a capacitação de mais uma turma. Neste sétimo ano, três turmas já realizaram a capacitação. As aulas aconteceram nos meses de julho, agosto e setembro. Entre os participantes do último grupo, estão empresários e colaboradores de hoteis, pousadas, residenciais e imobiliárias, comunidade local e dez guias de turismo de Florianópolis. Ao todo, foram 27 participantes. A formação tem duração de 12h e é realizada durante dois dias. No primeiro dia, das 9h às 17h30, acontece a aula teórica com a troca de experiências sobre turismo, cultura e hospitalidade. A aula conta com a participação especial da Mestra da Cultura Tradicional, Dona Salete Pinheiro.

Já no segundo dia, das 13h às 18h, os alunos participam de um tour, em que visitam os principais pontos turísticos da cidade, como as praias de Bombas, Bombinhas, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande, Conceição, Morrinhos, Zimbros. O passeio também inclui atrativos culturais da cidade, como a Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição, as Casas de Cultura Dona Tila e Piana do Crivo e o Espaço Cultural Engenho do Miminho. O tour da turma de setembro contou com a parceria da Casa do Turista, que disponibilizou o Overland Tours,  e da Zimbros Ecotour, que sorteou passeios de barco.

A assistente de eventos Alessandra de Andrade Ferreira, que trabalha na rede hoteleira da cidade, conta que a capacitação agregou muito conhecimento. Ela destaca a riqueza das informações que foram levadas sobre a cidade. “O curso me surpreendeu bastante, principalmente pela qualidade das informações e pela forma com que foram passadas para a turma. Gostei do city tour e do personagem Tanhota. Ele é extremamente divertido e chega na hora certa do passeio”, explica.

O projeto conta com diversas parcerias da iniciativa privada. Para a edição de 2019, estão confirmados o apoio e parceria da Dona Salete Pinheiro, Mestra da Cultura Tradicional da área de Gastronomia e Agricultura Familiar; da artista Miriam Vaccarelli; das agências Casa do Turista, Belem Turismo, Bombinhas Tur, Laelia, Zimbros Ecotour e Trenzinho da Alegria; do Museu Comunitário Engenho do Sertão; e da Fundação Municipal de Cultura. Os empresários interessados em apoiar e participar do projeto, inclusive com divulgação de seus serviços turísticos, podem entrar em contato com a equipe da Secretaria através do e-mail: [email protected]