Descobrindo Bombinhas forma turma de agosto

A turma de agosto realizou a capacitação no Programa Descobrindo Bombinhas nos dias 14 e 15. Foram 19 pessoas, que participaram da aula teórica, na quarta-feira, e do tour com visitas técnicas, na quinta-feira. Entre os participantes estavam estudantes, empresários, guias de turismo, corretores de imóveis, recepcionistas e gerentes de meios de hospedagens.

Os alunos conheceram a história de Bombinhas, seus patrimônios culturais e atrativos turísticos, além de curiosidades sobre a cidade. O tour contou com a parceria do Trenzinho da Alegria, onde visitaram pontos turísticos da cidade, como as praias de Bombas, Bombinhas, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande, Conceição, Morrinhos, Zimbros, além de outros atrativos turísticos e culturais da cidade, como a Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição, as Casas de Cultura Dona Tila e Piana do Crivo, o Museu Comunitário Engenho do Sertão e o Espaço Cultural Engenho do Miminho.

O empresário Antônio Abreu participou do Descobrindo Bombinhas e falou sobre a experiência adquirida. “Faz 20 dias que eu estou morado aqui e não conhecia muito sobre a cidade. Para mim agregou muito porque pude conhecer os pontos turísticos e saber de que forma posso contribuir com os turistas”, diz.

Para Jonathan Borba, que trabalha na rede hoteleira do município, o mais interessante foi conhecer Bombinhas por uma outra perspectiva. “Com o curso, pude ver que Bombinhas não é só sol e praia”, diz. “Antes eu não sabia que tinha engenho de farinha, nem qual era a principal fonte de renda do município”, conta.

Sobre o Descobrindo Bombinhas

O objetivo do programa é capacitar pessoas que trabalham no comércio, restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis, pousadas e a comunidade em geral sobre a história, cultura e atrativos turísticos de Bombinhas. A formação tem duração de 12h e é realizada durante dois dias.

O projeto conta com diversas parcerias da iniciativa privada. Para a edição de 2019, estão confirmados o apoio e parceria da Dona Salete Pinheiro, Mestra da Cultura Tradicional da área de Gastronomia e Agricultura Familiar; da artista Miriam Vaccarelli; das agências Casa do Turista, Belem Turismo, Bombinhas Tur, Laelia, Zimbros Ecotour e Trenzinho da Alegria; da Família Olímpio; do Museu Comunitário Engenho do Sertão; e da Fundação Municipal de Cultura, responsável pelo Espaço Cultural Engenho do Miminho.

Os empresários interessados em apoiar e participar do projeto, inclusive com divulgação de seus serviços turísticos, podem entrar em contato com a equipe da Secretaria através do e-mail turismo@bombinhas.sc.gov.br.