
Neste Dia das Crianças (12), os comerciantes estão otimistas após um longo período de baixas vendas devido à recessão provocada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo o levantamento realizado nas capitais do país pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pela Offer Wise, a previsão é de que algumas famílias gastem em média R$ 209,33 em presentes para os pequenos.
Mas essa realidade não é consenso entre os pais, uma vez que muitos pretendem comemorar a data optando pela boa e velha diversão e um tempo de qualidade com as crianças. Especialmente levando em conta este momento em que os pequenos estão com os círculos de convivência e interação bastante restritos, sem a convivência escolar, por exemplo.
Por isso, atividades que podem ser desenvolvidas em conjunto ou que promovam alguma interação, mesmo que online, estão sendo sugeridas por profissionais e especialistas. Atividades simples que envolvam toda a família, como jogar jogos de tabuleiro, cozinhar ou realizar projetos do tipo “faça você mesmo” são algumas das opções para divertir a criançada.
Para Micheli Albino de Abreu Leite, mãe do Pedro, de 3 anos, e do Davi, de 7 anos, o importante é estar junto com a família. “Desde o início da pandemia estamos nos reinventando. Aqui em casa buscamos fazer atividades lúdicas com os meninos, investimos muito em jogos em família. Neste Dia das Crianças não será diferente: iremos fazer tudo em casa, com brincadeiras e comidinhas que as crianças mais gostam”, revela Micheli.
Outra dica são eventos culturais que estarão disponíveis de forma remota, como a , que começou no dia 4 de outubro em uma plataforma especial gratuita, e se estenderá ao longo do mês com atividades, vídeos e jogos para crianças a partir dos 2 anos. A Belazarte Produções Artísticas promove o “Reconto – Cada qual no seu recanto”, uma mostra de contadores de histórias, com direito a rodas de histórias temáticas. O evento acontecerá ao vivo na segunda-feira (12), via Zoom, das 15h às 18h, com o ingresso no valor de RS 20,00.
Mais uma opção gratuita será o “Festival Arte como Respiro”, nos dias 12 a 16 de outubro, disponível no site do Itaú Cultural. Serão sete peças de teatro, entre elas “Seu Lobato em: Hoje é Dia de Festa!”, “Som das Cores” e “O Rouxinol e a Imperatriz”.
Para um momento de nostalgia dos pais com a criançada, também estará disponível um festival da Vila Sésamo, entre os dias 12 a 17, com a participação de artistas brasileiros consagrados. Outra opção promovida pelo Itaú é o Cine Curtinhas, uma mostra de curta metragens em animação dedicado ao público infantil. Os sete curta metragens de produção brasileira estarão disponíveis até o dia 20 de outubro no site do Itaú Cultural.
Há também os pais que optaram por um momento de lazer fora de casa, em ambientes abertos, como um passeio no parque. A mamãe Leydyani Mendes da Silva e suas três filhas aproveitarão a promoção no Parque Beto Carrero em que as crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita. “Iremos na terça-feira, em que o adulto pagante tem meia entrada por ser dia de semana”, relata Leydyani, destacando que os cuidados como máscara de proteção, álcool gel e distância serão cumpridos à risca pela família.