Por: Ricardo Gebeluca | 12/06/2019

É muito comum nessa data a troca de cartões postais e presentes especiais entre namorados, que aproveitam para celebrar sua união. Além disso, muitos viajam ou planejam um jantar especial. Nesta data, os casais também agradecem o companheirismo e a dedicação entre ambos durante o ano todo.

Origem do Dia dos Namorados

A data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia 13, Dia de Santo Antônio, conhecido por ser um santo português casamenteiro.

Santo Antônio é conhecido como protetor dos noivos, e é tradição em Lisboa celebrar um casamento coletivo no dia 13 de junho, na própria Igreja onde Santo Antônio nasceu.

Para quem deseja casar, há várias simpatias para realizar no dia de Santo Antônio. Uma delas consiste em retirar o Menino Jesus que o santo carrega, prometendo devolvê-lo apenas depois que encontrar um marido.

Santo Antônio

Outra simpatia é colocar a imagem de Santo Antônio de cabeça para baixo, prometendo mudá-la de posição somente quando Santo Antônio arranjar um marido. Estes rituais são geralmente feitos na madrugada do dia 13 de junho.

No Brasil, a data surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória conheceu o Dia de São Valentim em uma de suas viagens ao exterior, e trouxe a mesma ideia para o Brasil, porém adaptada, e desde então passou de uma data apenas comercial, para uma data romântica e de comemoração.

Ideias para Surpreender o seu Amor no Dia dos Namorados

Aproveite a data para fazer algo que você e seu companheiro dificilmente fazem ou que nunca tenham feito. O importante nesta data é ser criativo, aí a emoção é muito maior. Puxe pelas ideias românticas para este dia.

Veja algumas sugestões.

  1. Programe um jantar romântico

Combinem um jantar em algum restaurante que ambos gostem. Ou então, preparem juntos um prato especial para celebrar o amor nesse dia.

  1. Façam um jogo de perguntas e respostas

Organize um jogo com perguntas e respostas sobre a relação. A ideia é que seja divertido e romântico. Quem perder pode cumprir uma tarefa no dia seguinte, como preparar o jantar, por exemplo.

  1. Faça uma caixa-surpresa para o seu amor

Que tal fazer você mesmo o presente para o seu amor? É super original e certamente será uma surpresa e tanto!

Você pode decorar uma caixa bem bonita e colocar dentro bilhetinhos, bombons e outras guloseimas, fotos e pequenas coisas que remetam ao amor e companheirismo de vocês. Use a criatividade!

  1. Organize um piquenique romântico

Se o dia estiver ensolarado e bonito, aproveite para organizar com seu amor um piquenique só vocês dois. O ideal é que seja em um lugar ao ar livre, mas com sombra.

Escolha o final da tarde, assim vocês também podem curtir um lindo pôr-do-sol.

  1. Espalhe mensagens de amor pela casa

Se você mora junto com seu companheiro(a), surpreenda-o com bilhetinhos carinhosos pela casa. Pode ser em lugares improváveis, como na gaveta de meias, no armário do banheiro ou até mesmo no carro.

  1. Viagem sozinhos para um lugar especial

Façam uma viagem só os dois para um lugar tranquilo, onde possam se conectar, conversar e namorar bastante sem interrupções.

  1. Se hospedem em um hotel bacana

Se o tempo e o dinheiro estão curtos para fazer uma viagem, que tal passar o dia em um hotel bacana? Assim vocês tiram um tempo para namorar em um lugar diferente.

  1. Assistam um filme ou uma série juntos

Planejem uma ida ao cinema para assistir aquele filme que os dois estavam com vontade de ver, ou então, façam uma sessão de cinema ou uma maratona de séries no aconchego de casa.