Os desafios da Educação de Itapema diante da pandemia

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Foram necessárias mudanças radicais para que fosse possível o ensino à distância. A tecnologia, na maioria das vezes, é uma vantagem no dia a dia e nos permite fazer muitas coisas com mais facilidade.

Para os professores da rede municipal, o desafio se faz presente em muitos momentos, como por exemplo, usar a internet para dar aula. O ensino de Itapema teve que se adaptar para aulas em vídeo, entregas de trabalhos e atividades via internet e provas online. Aliado a isto, os alunos que não possuem computador podem recolher todo o material necessário para a aprendizagem na própria secretaria da escola onde estuda.

A professora Maria Terezinha Serpa, que atua na rede municipal por quase 30 anos, atualmente leciona na Escola Maria de Lourdes Cardoso Mallmann, na Meia Praia, explica como lida com a nova realidade. “Nos deparamos com uma situação totalmente inusitada durante a paralisação das aulas presenciais. Após, a Secretaria de Educação do município, de forma ágil,  disponibilizou a plataforma online na qual estamos trabalhando até hoje. De início foi complicado pois era uma tecnologia nova. E se não tivéssemos essa plataforma? Teríamos uma lacuna no ensino de Itapema. A importância é manter o aluno em contato direto com a aprendizagem. É importante que esta interação com o mundo do conhecimento esteja acontecendo”, disse.

Para quem é aluno, os desafios enfrentados também foram superados com o apoio dos profissionais da Educação e dos familiares. “Precisei criar uma rotina de estudos e um ambiente propício para manter o foco, mesmo estando em casa, e dessa forma continuar mantendo minha excelente média”, revela o aluno Leonardo dos Santos Madrid, 13 Anos, da Escola Maria de Lourdes Cardoso Mallmann. “Sei que não está sendo fácil para todos os alunos, pois nem todos têm as mesmas oportunidades e os mesmos acessos aos meios de comunicação. Nesse ponto, os professores estão tendo um papel fundamental no nosso ensino, pois eles demonstram preocupação conosco nas lives, como também perguntam por alunos que não estão comparecendo às aulas e ainda corrigem as matérias dos que entregam as atividades diretamente nas escolas. Os mestres estão de parabéns”, salienta o aluno Leonardo. “Outro ponto importante é a participação dos pais. Aqui em casa eu tenho todo o suporte dos meus pais para tirar dúvidas e complementar o ensino que a escola me passa. Uma consciência que tenho na minha família, que também possui educadores. Penso que o ensino deve ser uma parceria entre escola e família”, aconselha o aluno.

Em Itapema, os administradores das redes privada e pública se viram diante de um desafio que seria continuar o ano letivo através de aulas online.

“Falar sobre essa nova metodologia, que é o trabalho com as aulas remotas, durante uma pandemia, sempre nos traz muitas reflexões. Por mais que já vínhamos trabalhando várias metodologias com uso de tecnologias, na educação, nada se compara a essa pandemia. Do dia pra noite tivemos que suspender o ensino presencial e nos reinventar”, explica a Secretária de Educação de Itapema, Alessandra Simas Ghiotto. “De início foi um pouco assustador e nos deu um certo trabalho até que a capacitação dos professores, para utilização de uma nova plataforma chamada Google For Education, fosse enfim estabelecida. Atualmente, após uns meses de utilização, estamos bem tranqüilos. As famílias dos alunos também foram muito importantes durante essa transição, pois elas são os grandes alicerces da educação. Nada se compara ao ensino presencial e tenho certeza que em breve podemos retornar com toda a segurança que os pais e alunos tanto precisam”, completa a secretária.

 

Avanços na Educação de Itapema

No ano passado, Itapema recebeu o título de Projeto Inovador 2019 durante o VI Fórum de Cidades Digitais da Foz do Rio Itajaí com a implantação do ensino da robótica e das mesas interativas.  Para o ensino da robótica, os professores passaram por capacitações e os kits foram distribuídos de acordo com as idades e séries dos alunos, desde Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais. O projeto também contempla atividades em contraturno escolar onde os estudantes já estão programando  objetos. Já as mesas interativas foram disponibilizadas em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e contribuem para o desenvolvimento das crianças.

Outra novidade implantada na rede municipal foi a Escola da inteligência que é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.

Já o projeto ‘Mão Amiga’, de prevenção ao suicídio, atende alunos entre 11 a 15 anos e os professores, com palestras, atividades especiais, entrega de material informativo, e atendimento especializado.