Por: Ricardo Gebeluca | 21/05/2019

Como parte da programação da Campanha Itapema Faz Bonito realizada pela Secretaria de Assistência Social e de Lazer em parceria com o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), ao longo desta segunda-feira (20/05) as ações foram realizadas para sensibilizar e informar os alunos da Rede Municipal de Ensino. O objetivo da campanha é mobilizar e conscientizar toda sociedade itapemense contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Na Escola Municipal Vereador Paulo Reis, no bairro Sertão do Trombudo os alunos do quarto e quinto ano, que já haviam abordado a importância de se discutir o tema em sala de aula, participaram de uma palestra com a Psicóloga Larissa Roth Weber, que conversou e esclareceu algumas duvidas dos alunos.

Durante o bate papo a psicóloga explicou que o abuso não deixa apenas sequelas físicas, mas emocionais também e que a criança deve se sentir segura em procurar a sua rede de apoio. “Esse momento que vocês estão tendo é muito importante, pelo fato de vocês estarem tendo a oportunidade de conhecer sobre esse tema. Porque não tem nada mais importante nessa vida do que vocês. Cada um de vocês tem uma historia uma vida”, destacou a psicóloga.

Já na Escola Municipal Bento Elói Garcia, no bairro Morretes, os alunos do primeiro ao terceiro ano, realizaram uma caminhada pelas ruas da unidade com faixas sobre o tema, balões amarelos e brancos, a ação teve o apoio do departamento de trânsito da Prefeitura. As escolas Educar, no Bairro Meia Praia, e Maria Linhares de Souza também realizaram ações sobre o tema.

De acordo com a Secretária de Educação Alessandra Simas Ghiotto, as Unidades Escolares pensaram nas ações com o objetivo de sensibilizar não somente nossos alunos da rede, mas sim a sociedade como um todo. “As ações nas nossas escolas são direcionadas afim de mostrar que o combate ao abuso contra crianças e adolescentes é dever de todos e que é preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento, livre do abuso e da exploração sexual”, afirmou.

A Secretária de Assistência Social e de Lazer, Marinês Kepler Nunes, destacou a importância da participação da Secretaria de Educação. “Agradeço cada uma das escolas que aderiram a campanha abordando o tema nas aulas e com atividades especiais. Com certeza uma criança bem informada saberá agir de forma correta quando ver ou passar por uma situação de vulnerabilidade”, explicou.

A campanha Itapema faz Bonito integra a Campanha Nacional de 18 de Maio e atende a Lei 3774/2018 que institui a Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, com diversas atividades. Confira a continuação da programação:

21 de Maio – Terça-feira

Caminhada Itapema Faz Bonito – Participação de toda Rede de atendimento da Criança e Adolescente de Itapema – Saída do Trevo das Peixarias até Secretaria de Assistência Social – 8h30

22 de Maio – Quarta-feira

Sensibilização juntos a Unidades Básicas de Saúde – 8h

23 de Maio – Quinta-feira

Roda de Conversa com Drª Yolanda Guerra com os Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS, na Igreja Presbiteriana, Rua 114, nº 15, no Bairro Centro, das 9h às 11h.

Palestra sobre A intersetorialidade de atendimento a Violência com a Palestrante: Drª Yolanda Guerra na Igreja Presbiteriana, Rua 114, nº 15, no Bairro Centro, das 14h às 17h

24 de Maio – Sexta-feira

Encerramento da Campanha Itapema Faz Bonito com a Apresentação Teatral do Grupo “Cia de Tchêatro Xebebéu”, na Praça da Paz, das 9h às 11h e das 14h às 16h