
As autoridades dos Estados Unidos da América (EUA) confirmaram neste domingo (6) que, até o momento, 70 pessoas morreram por conta das enchentes na região do estado do Texas. As inundações iniciaram na quinta-feira (3) e provocaram o transbordamento do Rio Guadalupe, o que atingiu também um acampamento cristão infantil. As informações são do g1.
Autoridades do condado de Kerr informaram que 16 corpos foram recuperados neste domingo (6) e 11 meninas de um acampamento de verão, além de uma mulher, ainda estão desaparecidas. O número de vítimas ainda deve subir, informaram os responsáveis pelos resgates.
O chefe do condado de Kerr, Larry Leitha, informou que 59 das 70 vítimas confirmadas estavam nessa região. O balanço das mortes inclui 21 crianças nesta que é uma das maiores tragédias do condado.
Outras oito mortes das enchentes ocorreram em condados vizinhos a Kerr. Quatro em Travis, duas em Burnet, uma em Kendall e uma em Tom Green.
O Rio Guadalupe atravessa o Texas Hill Country, área montanhosa e de turismo a noroeste de San Antonio. A subida repentina no nível da água, que teve elevação de nove metros em apenas duas horas, surpreendeu moradores e turistas em cidades como Hunt, Kerrville e Ingram, no condado de Kerr.
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia americano (NWS, na sigla em ingês), novas rodadas de chuvas intensas estão previstas para este domingo, com condição de precipitação mantida até terça-feira (8).
Enchente atingiu acampamento infantil
Ao menos duas meninas e uma monitora do acampamento cristão Camp Mystic estão entre as vítimas. O acampamento foi fundado em 1926 e ocorre nas margens do Rio Guadalupe, em Hunt.
Cerca de 750 crianças participavam das atividades quando a enchente atingiu o local por volta da 01h30 da madrugada de sexta-feira.
— O acampamento foi completamente destruído. Foi muito assustador — contou Elinor Lester, de 13 anos, que dormia na área mais alta do acampamento.
Ela informou ainda que as crianças mais novas estavam alojadas em cabanas à beira do rio e foram atingidas por primeiro. Ela acordou com trovões e a força da água batendo contra as paredes.
— As meninas menores correram morro acima, algumas sem sapatos, no escuro. Pela manhã, estávamos sem comida, luz ou água — disse.
O resgate chegou de helicóptero horas depois. — Eles jogaram cordas para a gente atravessar uma ponte com a água no joelho.
Segundo o governo do Texas, ao menos 11 meninas e uma monitora ainda estão desaparecidas. A família de uma menina de 9 anos, que participava do acampamento, confirmou a morte dela neste domingo. A criança foi encontrada a 10 quilômetros do acampamento.