A sétima edição do Programa HumanizAção reuniu na quinta-feira (27) cerca de 70 servidores públicos da Secretaria de Saúde para uma capacitação humanizada. O encontro também teve o intuito de abrir um espaço de diálogo dos profissionais com a gestão municipal, bem como para reforçar as diretrizes do acolhimento no dia a dia das unidades de saúde do município.
O prefeito Volnei Morastoni e a primeira dama do município, Nausicaa Morastoni, participaram do encontro e ressaltaram aos servidores a importância de se colocar no lugar do paciente durante o atendimento. “O acolhimento é fundamental nas nossas unidades de saúde, é uma prática que precisa ser disseminada. Se cada um fizer sua parte, aos poucos toda a equipe estará praticando também”, destacou o prefeito.
Os funcionários também participaram de uma capacitação humanizada com o palestrante Jamil Albuquerque. O conferencista falou sobre como o acolhimento pode fazer a diferença na vida das pessoas. “Temos que lembrar sempre que o paciente é o amor de alguém e tratar a todos como se fossem da nossa família”, reforçou.
Ao final do encontro, cinco profissionais participaram de um desafio: falar em um minuto qual o SUS que eles gostariam e, após, o que poderiam fazer para isso acontecer. Eles foram eleitos o rei e a rainha do SUS e ganharam a oportunidade de fazer um curso de capacitação para aperfeiçoar seus conhecimentos.