Enxurrada deixa São João Batista debaixo d’água e interdita pontes

As fortes chuvas que caíram entre sábado (13) e domingo (14) provocaram alagamentos e interditaram três pontes na cidade de São João Batista, na Grande Florianópolis. Moradores também devem enfrentar problemas no abastecimentos de água nas próximas horas por conta das chuvas.

Foram registrados cerca de 150 milímetros de chuva no município nas últimas 24 horas. De acordo com a prefeitura, houve três pontos de alagamento em rodovias que passam pela cidade e outros sete pontos em vias urbanas.

Além disso, a ponte provisória no acesso ao bairro Colônia Nova Itália, e duas pontes no bairro Fernandes foram interditadas de forma preventiva por conta do nível do rio Tijucas.

O risco é alto para alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos. A recomendação é que os moradores evitem o contato com a água, não dirijam em locais alagados, e tenham cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. Além disso, devem ficar atentos a inclinação de postes e árvores, e movimentação de terra e rocha, por conta do risco de deslizamentos.

O alto volume de chuva afetou o abastecimento de água na cidade, já que o sistema teve problemas na captação, afetando o tratamento e a distribuição de água para todos os bairros da cidade. O Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal de São João Batista (Sisam) solicitou que os moradores economizem água ao máximo ao longo das próximas horas.

A previsão da Defesa Civil de Santa Catarina indica que podem ocorrer novas pancadas de chuva até esta segunda-feira (15). A prefeitura ainda não tem informações sobre desabrigados e desalojados, nem previsão de abertura de abrigo. Equipes da Defesa Civil de São João Batista e do Corpo de Bombeiros podem ser acionadas pelos telefones 193, 199 ou (48) 99176-8891.