Escola Bolshoi seleciona talentos em Florianópolis

No dia 16 de agosto, na Quadra da Escola de Samba Consulado, na cidade de Florianópolis/SC, a partir das 8h30, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, realiza uma pré-seleção para novos alunos. Os aprovados terão a oportunidade de participar da Seleção Nacional e concorrer a uma bolsa de estudos 100% gratuita, para o curso de Dança Clássica da Escola Bolshoi, localizada em Joinville/SC.

As inscrições para a pré-seleção podem ser efetuadas até o dia 14 de agosto aqui, com taxa de R$ 30,00 (trinta reais). Crianças da rede pública de ensino e de projetos sociais, são isentos da taxa de inscrição, quando apresentarem a comprovação. O edital completo está disponível no site da Escola Bolshoi, que é patrocinada pela Amiga do Bolshoi, CELESC Distribuição S.A. A pré-seleção em Florianópolis também tem o apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

“Ao patrocinar a Escola Bolshoi, a Celesc reforça seu compromisso com a cultura e a arte catarinense. O objetivo do setor de Responsabilidade Social da companhia é fomentar o setor e valorizar a cultura como ferramenta de transformação social”, destacou a assessora de Responsabilidade Social da Celesc, Regiane Marlene Dias.

O presidente da FCC, Rafael Nogueira, enfatiza a relevância do projeto sob o ponto de vista do interesse público. “É uma iniciativa que está em sintonia com o que pensamos. Entendemos que a arte e a cultura devem chegar a todas as comunidades”.

Quem pode participar

Participam dos testes meninas nascidas em 2013 e 2014 e meninos nascidos de 2012 a 2014, para ingresso no 1٥ Ano de Dança Clássica e não é necessário ter conhecimento em dança. Nesta etapa, da pré-seleção, profissionais do Bolshoi analisam as habilidades físicas e artísticas dos candidatos, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biótipo.

“Usamos exercícios básicos e lúdicos como saltar, encostar as mãos nos pés sem dobrar os joelhos e outros inerentes ao desenvolvimento da dança”, explica Sylvana Albuquerque, coordenadora do processo seletivo da Escola Bolshoi.  Por meio desses movimentos os avaliadores analisam as habilidades das crianças para se desenvolverem no Método Vaganova, utilizado para o ensino de dança clássica na instituição.

Os candidatos com maior potencial, nesta faixa etária (nascidos 2012 a 2014) são indicados para participar da Seleção Nacional, que acontece nos dias 6 e 7 de outubro de 2023, na sede da Escola Bolshoi, em Joinville (SC).

Para os candidatos que já possuem conhecimento, meninas nascidas de 2006 a 2012 e meninos nascidos entre 2006 a 2011, a avaliação é por meio de uma aula de dança, onde os profissionais do Bolshoi analisam a capacidade dos candidatos em realizar exercícios básicos da prática em dança na barra, centro e, para as meninas, o uso das sapatilhas de ponta.

Os candidatos com conhecimento em dança aprovados na pré-seleção participam da Chamada Especial, uma imersão dentro da Escola Bolshoi, com aulas durante uma semana, que ocorre nos dias 25 a 29 de setembro de 2023 na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Escola Bolshoi benefícios

A Escola Bolshoi concede 100% de bolsas de estudo para todos os aprovados. Além de ensino gratuito, os alunos recebem benefícios como alimentação, transporte, uniformes, figurinos, assistência social, orientação pedagógica, assistência odontológica preventiva, atendimento fisioterápico, nutricional e assistência médica de emergência/urgência pré-hospitalar. Para isso devem apresentar bom rendimento na Escola Bolshoi e também no ensino médio e fundamental, pois a ausência de boas notas implica na perda da bolsa de estudo no Bolshoi. Os alunos recebem educação, aprendem uma profissão, exercitam responsabilidade e constroem cidadania.

O complexo escolar é formado por salas para aulas de balé, estúdios de música, ateliê, núcleo de saúde, biblioteca, cantina, espaços culturais e dois laboratórios cênicos. Cerca de 6 mil metros quadrados de absoluta dedicação profissional ao ensino. Espaço ideal para formar artistas da dança dentro da metodologia do Teatro Bolshoi.

A Escola é uma instituição, com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville, do Governo do Estado de Santa Catarina e dos “Amigos do Bolshoi”, empresas e pessoas físicas socialmente responsáveis que contribuem com o projeto por meio de serviços prestados e patrocínios não incentivados ou incentivados por leis de incentivo à cultura municipal, estadual e federal. A Escola Bolshoi conta com o patrocínio de empresas como: Loterias Caixa, Diamante Energia, Alfa Impacta Mais, Brascabos, BRDE, Catallini Terminais Portuários, Celesc, Nidec, Texpa, União Quimica, Unicred, Whirlpool e demais Amigos que contribuem com a arte no país.

Empregabilidade

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil disponibiliza para o 0mercado de trabalho da dança não só bailarinos com formação de qualidade, mas também pessoas conscientes do seu papel na sociedade.

A Escola já formou 432 bailarinos e 70% atuam na área da dança pelo Brasil e Exterior. A empregabilidade relaciona-se com a realidade de todo e qualquer profissional. Atualmente os jovens formados no Bolshoi Brasil atuam em 26 países e em 5 continentes.

Quem pode participar:

  • Meninas: nascidas em 2013 e 2014 (ingresso 1º Ano) e 2006 a 2012 (ingresso em turmas avançadas)
  • Meninos: nascidos de 2012 a 2014 (ingresso 1º Ano) e 2006 a 2011 (ingresso em turmas avançadas)