Estado notifica hospitais para que reativem leitos de UTI Covid imediatamente

A Secretaria de Estado da Saúde notificou todos os hospitais de Santa Catarina para que reativem imediatamente todos os leitos de UTI que foram disponibilizados para tratamento de pacientes com Covid-19.  Há 180 leitos que ainda precisam de reativação, de acordo com a contagem desta última terça-feira (1).

O Ministério Público também foi acionado para que cobre dos hospitais a reabertura dos leitos em cada uma das regiões. Este é o segundo aviso enviado aos hospitais nas últimas semanas – o Estado já havia encaminhado ofícios, mas a maioria das unidades não cumpriu a determinação.

O secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, diz que em outubro quase 300 leitos foram inutilizados no Estado de forma ‘unilateral’ – ou seja, sem que houvesse concordância do Estado. Ele afirma que foram disponibilizados equipamentos e recursos financeiros para a manutenção dos leitos.

– Se tivessem sido mantidos, nossa taxa de ocupação não passaria de 75%. Estamos vendo hoje regiões com 98%, perto de 100% – diz o secretário.

Ao acionar o MP, a Secretaria de Saúde quer dividir a responsabilidade pelo controle da pandemia em Santa Catarina. Hoje, um acordo judicial exige que o Estado tome as rédeas diante da falta de ação dos municípios – o que deve ser discutido em uma reunião no fim da tarde, conforme adiantou o colega Anderson Silva.

Dois assuntos principais estarão na pauta. Além das ações imediatas, que devem incluir novas restrições e reforço de fiscalização, será debatido o início de um plano de contingência para o verão que se aproxima.

Reportagem de Cristian Weiss mostrou, nesta terça, que Santa Catarina já é o quarto estado do país em contaminações pelo novo coroanvírus. O Estado ultrapassou o Rio de Janeiro. Estamos atrás apenas de São Paulo, Bahia e Minas Gerais