EUA reforçam tropas no Oriente Médio e Trump recomenda “evacuar Teerã imediatamente”

Após o governo dos Estados Unidos anunciar o envio de forças militares para o Oriente Médio e mais porta-aviões nesta segunda-feira (16), o presidente Donald Trump declarou, em uma postagem na rede Truth Social, que “todos devem evacuar Teerã imediatamente”. A mensagem faz referência ao conflito entre Israel e Irã, que vem tendo ataques mútuos desde de quinta-feira (12) após um “ataque preventivo” do governo israelense.

Na postagem, Trump diz que “o Irã não pode ter uma arma nuclear. Eu disse isso várias vezes”. Desde o ataque terrorista do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, mais de 40 mil soldados dos EUA estão espalhados por diversas bases no Oriente Médio.

Ao todo, são 11 porta-aviões de propulsão nuclear, que possuem capacidade de levar quase cem aeronaves.

Entenda o conlito

O Ministério da Saúde do Irã informou no domingo que os ataques israelenses no país mataram 224 pessoas e feriram mais de 1.200 desde sexta-feira (13). Em Israel, segundo informações oficiais, o número de mortos desde o início do conflito é de 22 pessoas.

Depois de diversas ameaças, Israel lançou o que chamou de “ataque preventivo” contra o Irã na última quinta-feira (12). O foco da operação foi o programa nuclear iraniano.

Ao longo da última semana, a retórica militar entre os dois países aumentou. Há alguns dias, o governo iraniano afirmou que atacaria Israel caso seu programa nuclear fosse atingido.

O principal objetivo da ação, segundo o governo israelense, é impedir que o Irã consiga construir uma arma nuclear. Como resposta à operação israelense Leão Ascendente, o Irã lançou um exército de drones e mísseis contra o território de Israel.

Em um pronunciamento no sábado (14), o premiê Benjamin Netanyahu afirmou que a ofensiva deve continuar. Ele prometeu ataques contra todas as bases iranianas.

Veja fotos do conflito no último domingo