O Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Laguna, promove entre os dias 18 e 20 de setembro palestra e oficina sobre a Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS) e melhorias habitacionais.
Organizados pelo programa de extensão “Habitar saudável”, os eventos serão ministrados pela arquiteta Mariana Estevão, idealizadora do projeto Arquiteto de Família e fundadora da ONG Soluções Urbanas. Ambas as atividades são gratuitas e voltadas a estudantes e profissionais que atuam nos ramos da Arquitetura, Engenharias, Saúde, Assistência Social e áreas afins.
A palestra ocorre na quarta-feira, dia 18, às 17h30, no auditório 2 da Udesc Laguna. O diálogo irá abordar a correlação entre a qualidade das habitações e a saúde das famílias, com destaque para o impacto da assistência social para melhoria habitacional neste contexto.
Já a oficina acontece nos dias 19 e 20, quinta e sexta-feira, das 8h às 12h, na sala Espine do centro. Durante o encontro, haverá a demonstração do método Arquiteto de família, desenvolvido por Mariana Estevão e aplicado em favelas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Para participar, é necessário realizar inscrição por meio de formulário digital:
A coordenadora do programa Habitar Saudável, Gabriela Morais Pereira, explica que os profissionais da área ainda enfrentam desafios para atender à Lei 11.888/2008, que prevê assistência gratuita na elaboração de projetos, construção de habitações e regularização fundiária para famílias de baixa renda. “Muitas vezes essa dificuldade surge pela falta de experiências durante a formação dos profissionais. Assim, os eventos aproximam a comunidade acadêmica e os profissionais e possibilitam compreender como a ATHIS pode garantir a melhora na condição das habitações precárias”, pontua a professora.
Outras informações sobre os eventos podem ser obtidas pelo telefone (48) 3647-7900.
Sobre a palestrante
Arquiteta e urbanista graduada pela UFF e pós-graduada pela ENSP/Fiocruz, Mariana Estevão é fundadora da ONG Soluções Urbanas, criada para viabilizar o Projeto Arquiteto de Família, que visa tornar a arquitetura acessível à população de baixa renda. Entre 2008 e 2016, a organização atuou em uma favela de Niterói (RJ) para promover melhorias habitacionais na comunidade. O projeto deu origem a uma metodologia participativa e recebeu premiações nacionais e internacionais. Em 2015, Mariana recebeu o título de arquiteta do ano pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). A profissional também desenvolveu ações relacionadas à ATHIS em São Paulo.
Sobre o Habitar Saudável
O programa de extensão contempla três projetos voltados ao diagnóstico de doenças que acometem crianças e idosos de famílias de baixa renda, investigando a correlação dessas enfermidades com a moradia das famílias. A partir do estudo, o Habitar Saudável visa propor projetos arquitetônicos de melhorias habitacionais, além de articular uma rede de apoio para o atendimento.