Frente fria se desloca para o Paraná e deixa rastros em SC nesta quarta-feira

A chegada da frente fria no Paraná será responsável por alterações significativas do tempo em Santa Catarina, nesta quarta-feira (6). No Centro e Leste catarinense, a nebulosidade persistirá, ao passo que o sol predominará nas demais regiões, acompanhado de nuvens ao longo do dia.

Segundo a Defesa Civil, a presença de umidade na atmosfera, combinada com o aquecimento do dia, poderá provocar pancadas isoladas de chuvas com trovoadas nas cidades que fazem divisa com o Paraná.

Durante a madrugada da quarta-feira, a presença de nuvens baixas ou nevoeiros atingiram todas as regiões de Santa Catarina. Em alguns pontos do Oeste e do litoral Sul, o céu está aberto. Mas também há chuvas fracas e isoladas no litoral e no Vale do Itajaí.

Com a passagem da frente fria, como fica a temperatura?

Durante a manhã, as temperaturas mínimas variam entre 10°C e 20°C pelo Estado. Já à tarde, as máximas deverão atingir entre 15°C e 24°C nas regiões Centro e Leste catarinense e no Oeste poderá marcar entre 24°C e 33°C.

Mar agitado

Durante a quarta-feira, o deslocamento da frente fria favorece a intensificação de vento na direção sul/sudeste. Sendo assim, o mar continua agitado no litoral Sul, com alturas entre 2,5 metros e 3 metros.

Enquanto isso, na Grande Florianópolis, as alturas estarão entre 2 metros e 2,5 metros.

A Defesa Civil chama atenção que essas regiões devem sofrer pelo fenômeno até as 9h desta quarta-feira.

Vale ressaltar que o risco é alto a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima, com erosão costeira e perigo para atividades de pesca e esportes náuticos.

Como se proteger?

Conforme a Defesa Civil, a população deve evitar atividades de navegação, como pesca, esportes marítimos ou banhos de mar. Além disso, não é recomendado pedalar ou caminhar nas orlas de locais onde as ondas atingem a ciclovia.