Gilberto Gil em Itajaí: com show nesta semana, veja data e programação do Festival de Música

O cantor e compositor Gilberto Gil se apresenta nesta quarta-feira (6) no 25º Festival de Música de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina. O show está marcado para às 20h30 no Centreventos, com acessibilidade em libras.

Gil é atração nacional no festival

Ao todo, o Festival de Música conta com uma programação gratuita de 27 oficinas e mais de 20 shows. A programação começou ainda na sexta-feira (1º) e segue até a próxima sexta-feira (8), incluindo artistas e bandas como Chico César, Ordinarius e Camerata Florianópolis.

Enquanto isso, os filhos Bem Gil (guitarras/direção musical) e Nara Gil (vocal) devem acompanhar Gilberto no palco, bem como a banda Danilo Andrade (teclados), Guilherme Lirio (baixo), Marcelo Costa (bateria/percussão) e Mestrinho (sanfona/vocal).

Oficinas gratuitas somam mais de 450 inscritos

As inscrições gratuitas para as 27 oficinas do Festival de Música de encerraram na última quarta-feira (30) com o total de 468 inscritos. Os participantes são de 47 cidades de cinco Estados do Brasil e também do Chile.

Os cursos começaram no sábado (2) e seguem até a quinta-feira (7) de forma presencial. Os professores e instrutores são profissionais de renome nacional e internacional em práticas e técnicas da música e tecnologia.

Confira a programação completa do 25º Festival de Música de Itajaí

03/09 (domingo)

  • 18h30 – Bárbara Damásio convida João Cavalcanti e Daniel Fagundes – Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)
  • 20h30 – Chico César – Palco Gal Costa (Praça da Igreja Matriz) – Acessibilidade em libras
  • 22h – Roda de Choro – Mercado Público

04/09 (segunda-feira)

  • 18h30 – Exibição do documentário sobre Arnou de Melo e Show da Banda Itajazz convida Arismar do Espírito Santo e Gabriel Grossi – Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)
  • 20h30 – Ordinarius – Palco Gal Costa (Praça da Igreja Matriz) – Acessibilidade em libras
  • 22h – Jam Session – Mercado Público

05/09 (terça-feira)

  • 18h30 – Banda do Conservatório convida Pau Brasil – Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)
  • 20h30 – Orquestra Brasileira apresenta Mulheres do Samba – Palco Gal Costa (Praça da Igreja Matriz) – Acessibilidade em libras
  • 22h – Roda de Choro – Mercado Público

06/09 (quarta-feira)

  • 18h30 – Ricardo Pauletti Trio convida Rogério Caetano e Cristóvão Bastos – Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)
  • 20h30 – Gilberto Gil – Centreventos – Acessibilidade em libras
  • 22h – Jam Session – Mercado Público

07/09 (quinta-feira)

  • 18h30 – William Goe e Choro Jazz Trio convidam Luiz Meira – Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)
  • 20h30 – Exibição de documentário e Show Festival 25 anos – Palco Gal Costa (Praça da Igreja Matriz) – Acessibilidade em libras
  • 22h – Roda de Choro – Mercado Público

08/09 (sexta-feira)

  • 13h30 – Apresentações de encerramento das oficinas – Palco Marcos Leite (Praça Arno Bauer)
  • 20h – Jam Session – Mercado Público

Carreira de Gilberto Gil

Ainda nos anos 50, o artista começou a carreira no acordeon e foi inspirado por Luiz Gonzaga, pelo som do rádio e pelas procissões na porta de casa. Depois, influenciado pela bossa nova, ele passou para o violão e em seguida à guitarra elétrica, presente nas obras até hoje.

Desde cedo, as canções de Gil retratavam temas pessoais, com uma musicalidade rítmica e melódica.

Em 1963, ao conhecer o amigo Caetano Veloso na Universidade da Bahia, ele iniciou uma parceria e um movimento que contempla e internacionaliza a música, o cinema, as artes plásticas, o teatro e toda a arte brasileira.

A chamada Tropicália, ou Movimento Tropicalista, envolveu artistas talentosos e plurais como Gal Costa, Tom Zé, Rogério Duprat, José Capinam, Torquato Neto, Rogério Duarte, Nara Leão, entre outros.

Hoje, o cantor tem quase 60 discos, em torno de 4 milhões de cópias vendidas e foi premiado com nove Grammys. Entre LPS, CDs e DVDs, se destacam: Expresso 2222, Refazenda, Viramundo, Refavela, Realce, UmBandaUm, Dia Dorim, Raça Humana, entre outros.

Disposto a realizar turnês nacionais e internacionais para cada novo projeto, Gilberto Gil é presença confirmada anualmente em grandes festivais e teatros da Europa. Também realizou diversas turnês pelas Américas, Ásia, África e Oceania.

Além disso, Gilberto já foi nomeado como Artista da Paz pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1999 e Embaixador da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

O reconhecimento mais recente da vida e obra de Gilberto Gil veio por meio da nomeação de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Berklee e de imortal pela ABL (Academia Brasileira de Letras) para ocupar a cadeira de número 20. Ambos os títulos foram recebidos em 2021.

Ainda, o show do dia 06 de setembro acontece com o apoio do 6º Beer Friends Festival, evento marcado de 06 a 09 de setembro, no Centreventos.