Golpes no cartão: como evitar prejuízos no Carnaval

Muitas pessoas já tiveram suas alegrias interrompidas por roubos, furtos ou golpes no cartões durante o Carnaval. Para não ser mais uma vítima, saiba como proteger o cartão e minimizar os prejuízos.

Golpe da alteração de valor

O golpe no cartão mais comum é o da alteração de valor. Muitos golpistas se aproveitam da distração do folião para digitar valores superiores na maquina de cartão e cobrar mais pelo produto vendido.

Por isso, a primeira dica é verificar cuidadosamente se a maquininha apresenta o valor correto. Além disso, também recomenda-se pedir sempre um comprovante para confirmar o valor da compra.

Golpe da senha

Outra prática utilizada pelos golpistas é induzir a vítima a digitar a senha no campo errado, destinado ao valor da compra, expondo assim os números do código secreto ao terceiro.

Para evitar este problema, sempre verifique o visor da maquininha e, quando digitar a senha, certifique-se de que não esteja visível para outras pessoas ao seu redor.

Golpe da troca de cartão

Outro golpes bastante utilizado acontece quando a pessoa entrega seu cartão ao vendedor para pagar uma bebida e, horas depois, percebe que seu cartão foi trocado por um modelo idêntico.

Para evitar esse problema, o recomendado é nunca entregar seu cartão a terceiros e fazer a própria operação. Se caiu no golpe, entre em contato imediatamente com a instituição bancária para bloquear o cartão.

Golpe da aproximação

Alguns golpistas aproveitam a situação de aglomeração para chegar perto do bolso da vítima e tentar um pagamento por aproximação. Para não cair nessa, evite guardar seu cartão solto em bolsos ou bolsas.

Como evitar golpes no cartão?

No geral, desconfie de visores de maquininhas danificados ou pedidos para passar o cartão novamente, pois isso pode indicar golpes em andamento.

Se houver suspeita de cobranças indevidas, peça um comprovante da transação ou verifique no aplicativo do seu banco.

Em caso de roubo, comunique imediatamente o banco e registre um boletim de ocorrência. Seguindo essas orientações, você poderá desfrutar do Carnaval com mais segurança e evitar possíveis problemas financeiros.