Por: Redação | 31/07/2020

O Governo do Estado conseguiu a habilitação de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, junto ao Ministério da Saúde. Os leitos são para tratamento de adultos com Covid-19 pelo período de 90 dias, podendo ser prorrogados a cada 30 dias. Atualmente, a unidade possui um total de 50 leitos de UTI.

“Estamos atuando para garantir atendimento aos pacientes com Covid-19 em todas as regiões do estado, nossa prioridade é salvar vidas. E a habilitação pelo Ministério da Saúde é uma parte fundamental neste processo de ampliação da rede hospitalar pública em Santa Catarina”, destaca o governador Carlos Moisés.

As habilitações foram publicadas por meio da portaria do Ministério da Saúde nº 1.891, de 29 de Julho de 2020. O documento também estabelece recurso financeiro a ser disponibilizado ao Estado de Santa Catarina e município de Itajaí, em parcela única, no montante de R$ 1,44 milhões, equivalente ao período de 90 dias. As habilitações poderão ser encerradas a qualquer tempo, caso seja finalizada a situação de emergência decorrente do novo coronavírus.

O Governo do Estado tem fornecido os equipamentos necessários para a ativação dos leitos e solicitou a habilitação de novos leitos para unidades junto ao Ministério da Saúde. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, ressalta que a área técnica da SES atua fortemente no sentido de buscar a ampliação de leitos em Santa Catarina. “Mais uma vitória para os catarinenses, fruto de muito empenho de nossas equipes e das unidades envolvidas”, afirma.

Na semana passada, o Governo do Estado havia conquistado a habilitação de cinco leitos no Hospital Santo Antônio, em Blumenau, 10 leitos no Hospital São José, de Criciúma, 10 leitos no Hospital Beatriz Ramos, em Indaial, 10 leitos no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, em Joinville, e outros cinco leitos no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão.