Coluna Pelo Estado: Governo federal lança programa voltado às mulheres

Em cerimônia no Palácio do Planalto, pelo Dia Internacional da Mulher, foram assinados decretos que instituem programas voltados ao empreendedorismo feminino, à proteção de mulheres grávidas e à promoção da saúde menstrual. O primeiro decreto cria o Brasil para Elas, uma estratégia nacional de empreendedorismo feminino como instrumento de desenvolvimento econômico e social do país.  A Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino Brasil para Elas é uma iniciativa do Ministério da Economia que inclui um conjunto de medidas para ampliar negócios controlados por mulheres e a oferta de crédito para o empreendedorismo, instrumentos de liberdade econômica individual, de promoção da igualdade de gênero, e de desenvolvimento econômico e social do país. O segundo decreto institui o Mães do Brasil, iniciativa que promove a proteção integral à gestante e à maternidade. O programa é uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para articular e desenvolver políticas públicas voltadas à promoção da dignidade da mulher enquanto mãe. Também foi criado o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, para combater a falta de acesso a produtos de higiene nesse período. Caberá ao Ministério da Saúde cuidar das mulheres em situação de precariedade e promover ações de educação sobre a saúde menstrual, além de oferecer acesso gratuito a absorventes higiênicos. Já o Ministério da Educação contribuirá promovendo campanha informativa nas escolas da rede pública de ensino sobre o tema e as suas consequências para a saúde. A execução do programa depende de verba orçamentária e financeira. O decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

Força do interior

O presidente da Associação dos Jornais Diários do Interior (ADI), Lenoires da Silva, e a diretoria da entidade estiveram nesta terça-feira (8) em visita institucional ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), deputado Moacir Sopelsa (MDB), com objetivo de apresentar os encaminhamentos da ADI.  A visita institucional teve como objetivo aproximar a entidade do Parlamento. O deputado Moacir Sopelsa reafirmou mais uma vez a importância dos jornais diários do interior para a comunicação de Santa Catarina.

Sinal

A semana começou quente com a decisão do governador Carlos Moisés (sem partido) de sinalizar que irá ingressar no Republicanos. No Podemos, que sonha com aproximação do governador, o ex-deputado e líder da sigla, Paulinho Bornhausen, pediu desfiliação e pode ingressar no PSD ou no União Brasil. Quer ser candidato a deputado federal. O PSD do Oeste volta a defender o nome do prefeito João Rodrigues na disputa majoritária.

Sigla atenta

No MDB, maior sigla do estado, a decisão do governador Carlos Moisés, causou preocupação. A sigla deverá fortalecer a candidatura do prefeito Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, e buscar alianças com outros partidos. Lideranças medebistas defendem que a prioridade é eleger deputados estaduais – serão 41 candidatos, 28 homens e 13 mulheres – e 17 postulantes a deputado federal – 11 homens e 6 mulheres – um nome a mais do que o número total de cadeiras, uma aposta em cima da falta de coligação na proporcional.

Na esquerda

Na frente da esquerda, também há indefinições. Os petistas defendem o nome do presidente da sigla, Décio Lima, como candidato ao governo, já o PSB quer o senador Dário Berger (ainda no MDB) ou outro nome. As siglas ainda têm que lidar com o ingresso do ex-deputado Gelson Merisio (ex-PSDB) que deverá atuar na articulação estadual da frente. No PSol, já foi definido a pré-candidatura ao Senado, do vereador de Florianópolis, Afrânio Boppré. Há ainda o PDT, que gostaria de ter o ex-deputado Fernando Coruja na chapa majoritária.

Destaque nacional

Praia Grande, no Sul do estado, voltou a ser destaque nacional. Foi selecionado pelo Ministério do Turismo como um dos 25 destinos-tendências do país. A lista é formada por locais que se destacaram como as preferências dos que buscam viajar a lazer. A cidade já integrou neste ano a lista de destinos da maior plataforma de viagens do mundo, a TripAdvisor.