Grupo de artistas recebe moção na Câmara de Balneário Camboriú

artistas recebe moção na Câmara de Balneário Camboriú
Foto: Divulgação Câmara BC

O dia 19 de abril vai ficar marcado na história da Cultura de Balneário Camboriú, pela homenagem que a Câmara Municipal fez nesta quarta-feira (19), para um grupo de artistas, da Literatura, artes, letras e música, com a Moção de Congratulação por serviços prestados à cultura da cidade.

A proposição é do vereador Nilson Probst, que ressalta que o principal objetivo dessa homenagem é um reconhecimento aos artistas locais que muito tem realizado em prol da cultura da cidade.

A seguir, um pequeno histórico dos homenageados:

Recebe Moção: Luiz Antônio Hecker Kappel

Médico Veterinário, nasceu em Erechim/RS em1952. Descendente de família judaico-alemã veio com suas filhas e esposa em 1992 para Balneário Camboriú. Seu interesse pela leitura surgiu com o lançamento do Livro “Aos Trancos e Barrancos” em 2007 quase como a uma brincadeira, quando escreve o rascunho de suas andanças. Apaixonou-se pela literatura e considera-se um devorador de livros, os quais os inspira para melhorar sua redação.

Membro da Academia de Letras do Balneário Camboriú, Academia Independente de Letras e da ANACLA – Academia Nacional de Ciências Letras e Artes, kappel lançou eu primeiro livro, “Aos Trancos e Barrancos” em 2007. Depois vieram O Bandoleiro, Opala Negro, O Reencontro, Relatório Confidencial. Encontro do Século, Xeque-Mate, Amor Down, Memórias da Caserna, Amigos de Uma Vida, Cicatriz da Palestina, Greve, O Templário, Retorno do Templário, O Siciliano e Xeque no supremo

Recebe Moção: Simone José Macedo

artistas recebe moção na Câmara de Balneário Camboriú

Em toda sua atuação jornalística, foram inúmeras colunas, desde Cultura, Política e Sociais. Com a Revista Lithoral News, foram 11 anos com edições mensais. O Portal de Notícias, com mais de 13 anos de atuação e a TV web Lithoral News, desde 2020, onde sempre tem divulgado matérias e artistas da região.

Na ANACLA – Academia Nacional de Ciências, Letras e Artes, se tornou imortal, onde atualmente preside o Núcleo BC.

Experiência de mais de 30 anos em jornalismo e colunismo social, com atuação no Paraná e Santa Catarina.

Ao longo desse tempo, recebeu mais de 20 prêmios por atividades jornalistas, empresarial e profissional.

Outras atividades já desenvolvidas:

*Editor da TV, Portal e Revista Lithoral News, com mais de 13 anos de atuação em Santa Catarina

*Apresentador do Programa ACONTECE que vai ao ar diariamente as 21 horas, na TV web Lithoral News

*Colunista Social do Jornal O Atlântico

*Colunista Social do Jornal Diário DC

*Colunista do Portal ECO/SP

* Integrante da ABRAMECOM – Associação Catarinense de Colunistas Sociais e da Febraccos – Federação Brasileira de Colunistas Sociais.

*Presidente do SAMMOP – Sindicado dos Artistas, Manequins e Modelos do Oeste do Paraná, durante 15 anos, reunindo 54 municípios da região.

Recebe Moção: Paulo Roberto de Souza

Funcionário Público, escritor de vários livros, entre eles: o *De mendigo a Milionário e Diário de Bordo da Kombi. O Documentário “De mendigo a Milionário”, em breve no Cinema, com lançamento previsto para julho próximo.

Acadêmico da ANACLA – Academia Nacional de Ciências, Letras e Artes.

Presidente atual da ALBC – Academia de Letras de Balneário Camboriú, onde é acadêmico desde o ano de 2010, e vem trabalhando pela Cultura de nossa cidade.

Em julho de 2021, mesmo com a Pandemia, realizou diversos eventos, como: O Jantar Cultural, Edital para novos membros, Aniversário de 19 anos da ALBC, posse de três novos membros, além de participar Primavera BC, organizado pela Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú.

Neste ano, não será diferente, pois, terá a festa comemorativa dos 20 anos da Academia, a inauguração da nova Sede e edital para novos membros

Recebe Moção: Eliana Ruiz Jimenez

Nasceu na capital de São Paulo e reside em Balneário Camboriú desde 2001. É graduada em Letras e em Direito. Foi Presidente da ALBC – Academia de Letras de Balneário Camboriú e da UBT – União Brasileira dos Trovadores de Santa Catarina. Possui mais de uma centena de premiações literárias em poesias livres, trovas, crônicas e contos, com destaque para o 1º. lugar em Crônica na 16ª. Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, Prêmio Mário Sérgio Cortella, 1º. Lugar no III Festival de Haicais de Petrópolis, além de quatro premiações consecutivas no concurso “Poemas no ônibus e trem de Porto Alegre”.

Coordenou o concurso literário internacional “Poesia no ônibus” de Balneário Camboriú onde as poesias premiadas foram adesivadas nos ônibus da cidade. É autora dos livros A tropa do Ambiente em: A internet do futuro, O Ambientalista – Uma aventura mística em Balneário Camboriú, HAHAHA não tem graça, ATOBÁ – o cão-guia, Trovadorando – Poesia em Trovas e Maré de Haicais em Balneário Camboriú.

Recebe Moção: Artes Beach BC – Luis Duarte

Natural de Uruguaiana/RS, reside em Balneário Comburiu há 25 anos participando da comunidade na área artística cultural.

De uma família de artistas, escritores, pintores, cantores, músicos, toca violão desde pequeno, a música sempre foi uma inspiração. Aos 14 anos se torna também “DJ”, atuando até hoje também como produtor musical, música eletrônica e com parceria instrumental. Em 2012 participou de uma competição nacional promovida pela AIMEC DO BRASIL, fucou em 14º “.

Durante a Pandemia, começou a observar pedaços de madeiras, pedras, galhos, diversos e outros objetos que eram trazidos pela maré, depositados na praia.

Começou a recolher esses materiais e a produzir suas peças como peixes, barcos, pescadores, gaivotas.

A sustentabilidade sempre foi uma motivação forte, quando começou a também ir às obras de construção civil e recolher recortes de madeiras e MDF que iriam para o lixo. Dessa maneira foi criando e encontrando expressão artística nas peças artesanais que, na sua maioria são únicas.
A parir daí, veio minha identificação com a cultura desse lugar, onde foi se fundindo a essa nossa cultura da beira mar.

Nasce assim a ARTES BEACH BC, premiada por 3 vezes em editais.

Hoje fornece peças exclusivas para lojas em algumas cidades, pelo litoral catarinense.

Recebe Moção: Carlos Alberto Lima – In memoriam

Carlos sempre foi apaixonado por História e Literatura. Compartilhava a cultura com brilho nos olhos à sua família e amigos. Por isso, quando começou a trabalhar com edição de livros, ficou realizado! Colocava todo seu empenho, alma e paixão para que cada livro ficasse perfeito e cada estória, ganhasse vida.

No ano de 2021, foi presidente da Câmara Setorial de Literatura de Balneário Camboriú. Iniciou seu trabalho como editor em 2017, com o livro ” A Dupla Face de Uma Paixão”, de Dario Giordano e após descobrir este talento, trabalhou com inúmeros autores da cidade e região, editando mais de 20 livros. Sua última obra foi “Xeque no Supremo”, de Luiz Kappel, a qual finalizou um dia antes de adoecer.

Algumas de suas obras foram:

A Dupla Face de Uma Paixão, Último Mensageiro de Deus, O Gato Preto (Dario Giordano); Cicatriz da Palestina, Templário, Retorno do Templário, Siciliano, Greve, Xeque no Supremo (Luiz Kappel); Caminhos e Destinos, 29 Dias para Um Recomeço (Nasha Sayed); Centenário de Taió (Fiorela Zanella e Adolar Hörmann); Jóias Getulienses II (Margarida Lorenazago); Liberte Sua Libélula (Laura Porto); O Herói Esquecido (Márcio Ligocki); Grupo Escoteiro Leão do Mar: desde 1980 em Balneário Camboriú (G.E. Leão do Mar); Reflexões Profundas: a Mão dos Mistérios, Anita: a história de uma vida, Momentos a Sós: o poder infinito, O Mago (Gravuni Antônio Vilmar); O Andarilho (Jenaro Souza); Maré de Haicais (Eliana Ruiz Jimenez); Seres Mágicos (Mariana Krawtschenko); Meu Livro (Tamara Kaulfmann); entre outros.

Recebe Moção: Susi Brito

artistas recebe moção na Câmara de Balneário Camboriú

Compositora, cantora e professora de canto no Um Tom para Cantar. Fez em

2009, seu primeiro show “Tributo à Elis Regina”, em Balneário Camboriú.

Seu primeiro CD autoral em 2016, traz composições próprias e de compositores

catarinenses, intitulado “Minhas Escolhas”. O álbum recebeu Menção Honrosa no Prêmio dos 100 melhores da Música Brasileira.  É uma das 30 integrantes do movimento Ciclo Internacional de Compositoras e uma das 25 cantoras que compõe o evento Mulheres do Samba Catarinense. Lidera o grupo vocal feminino “As Passarinhas” – finalistas no Prêmio Profissionais da Música de 2020.

Em 2021 trabalhou em novas composições para o álbum Duo Samba e Amor, que será lançado em novembro deste ano.

Recebe Moção: Helga Frasseto

Escritora, autora do livro Tempo Rumos Paixões. Catarinense, morando atualmente em Balneário Camboriú, é uma apaixonada por livros. E essa paixão a inspirou a escrever, levando sua mensagem às pessoas.

Este livro contém imagens registradas em viagens de motocicleta pela América do Norte e Sul. As fotos foram registradas de lugares por onde passou. Os aforismos são expressões do seu olhar sobre tudo que existe na Natureza.

Recebe Moção: Macelo Urizar

Natural da Argentina, Marcelo Urizar, cursou estudos de Arquitetura e Urbanismo, na UB, Universidade de Buenos Ayres. Realizou projetos de arquitetura e interiores desde 1985. Aos 21 anos encontra Carlos Paez Vilaró, pela primeira vez, artista que marca seus primeiros passos pela arte. Desde o ano de 1997 radica-se em Balneário Camboriú, onde continua a criar obras em papel, tela, madeira, objetos, pintura mural. Desde 2001 participa de salões nacionais, e internacionais. Em 2012 é selecionado para o primeiro Cow Parade de Santa Catarina. Esse mesmo ano de 2012, lança uma linha de tapetes assinados pelo artista de edição limitada para todo Brasil. Em 2016, é beneficiado pela LIC (lei de incentivo a Cultura) em Balneário Camboriú, para realizar um livro, “Uma linha” que revela 240 desenhos inéditos, originais do artista dos últimos 20 anos de atuação no Brasil.

Criador da pintura Mural “Isadora e o caracol” para CASACOR SC/2018. Prêmio melhor projeto comercial funcional CASACOR SC/2019. Prêmio Reconhecimento Trajetória cultural em SC – lei Aldir Blanc – 2020. Prêmio Fomento à Cultura – Lei Aldir Blanc 2020. Prêmio Cultura e arte – Lei Aldir Blanc – 2020.

Realizador da pintura mural – “Jardim de lirios”, (1282 m2) em collab com o artista Nando – Maior pintura da história de Santa Catarina – 2021. Escreveu obras literárias: contos, novelas, poesia e roteiros. 1996-2004. Participou na Companhia de teatro Baba de Anjo, como Autor, ator e cenarista (2005) Realiza fotografia amadora desde 1976.

Recebe Moção: Isaque de Borba Corrêa

O historiógrafo Isaque de Borba Corrêa nasceu na zona rural da cidade de Camboriú. É membro da Academia Desterrense de Letras e da Academia de Letras de Balneário Camboriú.

Autor do livro “Camboriú e Balneário e Camboriú – a história das duas cidades” e Dicionário Catarinense, Isaque é reconhecido em todo estado como pesquisador da história da cidade e região, com outros títulos publicados. “Camboriú e Balneário e Camboriú – a história das duas cidades”, publicado em 1984, é o primeiro livro a trazer os relatos de memórias de pessoas e pesquisas sobre a história da cidade, e é fonte constante de pesquisa da comunidade escolar junto ao Arquivo Histórico Municipal.