Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral conquista o 2º lugar no Festival de Danças de Joinville

Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral

Na última quinta-feira (28/07) o Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral conquistou o 2º lugar do festival de danças de Joinville na categoria meia ponta. Com a coreografia “Uma Fabula Totalmente Gaúcha” relatando a história da fabula do negrinho do pastoreiro, em forma de danças e músicas.

Se apresentando no Teatro Juarez Machado, no Centreventos Cau Hansen, o elenco mirim esteve na disputa com diversos grupos de altíssimo nível e de diversas cidades do país, tendo um elenco girando em torno de 16 participantes, sendo dançarinos e dançarinas. Conquistando o público com sua coreografia animada, representando muito bem a cidade de Itapema, e não foi em vão o tanto de elogio que receberam, e diante aos jurados, conquistaram notas altas, digno de um segundo lugar.

Não foi a primeira vez que o Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral se encontra no pódio do festival, e da categoria apresentada. Participando na categoria meia ponta, com seu elenco mirim, o Grupo conquistou pela primeira vez o 2º lugar, mas conquistou o 1º lugar em 2017, e em 2018, conquistou o 3º lugar.

“As nossas crianças deram um verdadeiro show, e eu sempre digo, esse grupo me enche de orgulho, e essas crianças, que são tão jovens, mas já são “adultos” em palco, entendendo os ensinamentos no ensaio, querendo encarar este desafio, não é nada mais justo título. Eles merecem, nós merecemos, pois todos dos bastidores também estão de parabéns, foi um trabalho exemplar e digno de um grupo campeão, e espero do fundo do meu coração, estar aqui novamente ano que vem” Disse Rudimar do Nascimento, Coreografo e Fundador do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral.

Os ensaios de preparação ao festival ocorreram no Espaço Cultural, da cidade de Itapema, para muitos, conhecido como antigo mercado público, no centro de Itapema.

Como coreografo do grupo, Rudimar do Nascimento, para esta coreografia teve a ajuda de Ketlyn Gabrielle, que também é uma coreografa do grupo, onde teve grande participação neste festival.

E vale ressaltar que, o Grupo também se apresentou no palco aberto, uma amostra não competitiva do Festival de Danças de Joinville, no penúltimo fim de semana do mês (23/07) Sábado e (24/07) Domingo, com o seu grupo mirim, com a mesma coreografia “Uma Fabula Totalmente Gaúcha”, seu grupo adulto, com a dança “Integração Entre os Povos” contando um pouco das culturas de países vizinhos, com seu elenco adulto, porém da turma de ballet “ La Bomba Equatoriana” Coreografia feita por Lisiane Gil da Cruz, mostrando a cultura Equatoriana em forma de dança. E por último, mas não menos importante, também com seu elenco adulto, com participação especial da Banda Municipal de Itapema, foi apresentado a dança                “Um Grito farrapo por um ideal” mostrando a guerra dos farrapos contra os imperialistas, inspirada nas histórias gaúchas.

O Grupo se prepara fortemente para os próximos festivais no momento, sem férias, e sim, com agenda lotada, com duas competições marcadas até o final do ano, e diversas apresentações!!