O Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), está elaborando um novo sistema para identificar o nível de satisfação dos pacientes aos serviços prestados pelo hospital. O novo modelo irá iniciar neste mês de julho.
A coordenadora do Centro Integrado de Qualidade, Patricia F. Saraiva, ressalta a importância destas pesquisas para o hospital. “Este novo modelo é importante pois busca valorizar e motivar as equipes e também verificar mais para frente os melhoramentos e o que ainda pode melhorar. Essa é uma ferramenta para verificar a qualidade de cada serviço prestado e subsidiar os novos planejamentos do hospital”, comenta.
As pesquisas serão desenvolvidas para cada tipo de serviço, ou seja, satisfação em internação, pronto socorro e pesquisa de satisfação de livre demanda, que são as urnas que estarão dispostas ao longo do hospital. “A intenção em separar as pesquisas é poder mensurar dados de satisfação e indicação, separada por tipo de serviço prestado, por exemplo, higienização, enfermagem, equipe médica, recepção, etc”, acrescenta a coordenadora.
Aos elogios, a ouvidoria e atendimento do Ruth Cardoso criou um certificado de reconhecimento para entregar no início de cada mês para os funcionários que receberem o elogio na pesquisa. Quanto às reclamações as equipes envolvidas irão analisar e encontrar as devidas soluções. Os dados ficarão expostos em um quadro de gestão, além de contar com outras informações do hospital.