Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, vai ser ampliado para antigo prédio do Semasa

    O único hospital infantil da região, o Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, vai ser ampliado e vai passar a ocupar o antigo prédio do Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura). Agora, a unidade hospitalar vai ter 1,8 mil metros quadrados a mais de operação.

    No novo espaço deve ficar o setor administrativo e os consultórios. Assim, no prédio principal, o pronto atendimento e a ala de cardiologia pediátrica devem ser expandidas.

    A parceria foi firmada na quinta-feira (18) pelo prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), pelo diretor-geral do Semasa, Rafael Luiz Pinto, e pelo reitor da Univali e presidente da Fundação que administra o hospital, Valdir Cechinel Filho.

    “Estamos concretizando esse sonho que há algum tempo estava em tratativas. O novo espaço permitirá a ampliação do hospital e a melhoria dos serviços para a população, em especial nossas crianças. O hospital está instalado no Centro da cidade, em um local que não permite ampliação do prédio. Viabilizamos a melhor solução com esta cessão de uso”, afirmou o prefeito Morastoni.

     

    Porto Belo adquire três máquinas retroescavadeiras

     

    O termo prevê o empréstimo gratuito do prédio localizado na esquina das ruas João Bauer e Rubens Almeida, no Centro, ao lado do hospital. O imóvel tem mais de 1,8 mil metros quadrados e já foi ocupado pela Casan. As tratativas entre Semasa e Univali iniciaram em 2018.

    Segundo o diretor-geral do Semasa, outro imóvel, localizado na Avenida Adolfo Konder, será usado para atividades operacionais, administrativas e sede da autarquia. “Estamos cumprindo um papel social, permitindo que o atendimento em saúde pública avance, por se tratar do único hospital infantil da região. Além disso, não havia o aproveitamento do imóvel, o que representa despesa de recursos em manutenção e vigilância”, observou Rafael Pinto.

    Como contrapartida, a Univali deve oferecer treinamento institucional aos servidores do Semasa nas áreas de gestão, atendimento ao público, meio ambiente, sustentabilidade, além de estudos técnicos de mananciais e monitoramento de rios e nascentes, pesquisas acadêmicas, entre diversos outros itens.

    “Desde sempre temos uma parceria importante com a prefeitura, sensível ao nosso plano de crescimento. Fico emocionado porque era tudo o que precisávamos para o hospital deslanchar. Agradeço pela confiança na nossa gestão”, declarou o reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho.