Por: Ricardo Gebeluca | 18/04/2018

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas até 14 de maio para cursos técnicos gratuitos. São 494 vagas para o ensino médio técnico nas cidades de Florianópolis, Gaspar, Jaraguá do Sul, Chapecó, Joinville e São José. Para Itajaí, além de 75 vagas para os cursos técnicos integrados, também estão abertas 120 vagas para cursos técnicos concomitantes e subsequentes ao ensino médio.

O processo seletivo para os cursos é por meio de exame de classificação a ser realizado em 10 de junho, com exceção dos cursos do câmpus Itajaí em que a seleção será por sorteio público.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet no portal de inscrições. Quem não tiver acesso a um computador com internet, pode ir a um dos campus do IFSC, onde há telecentros disponíveis para a realização das inscrições.

Para os cursos em que a seleção é por meio de prova, há uma taxa de inscrição de R$ 55,00 que deve ser paga até 15 de maio. Candidatos de baixa renda ou doadores de sangue podem solicitar a isenção do pagamento da taxa até 3 de maio no momento da inscrição. As condições estão detalhadas nos editais.

Sobre os cursos

Os cursos técnicos integrados possibilitam ao aluno fazer o ensino médio e um curso técnico ao mesmo tempo, reunindo os conhecimentos do ensino médio e as competências da educação profissional.

Os cursos podem ter duração de três a quatro anos, ao final dos quais o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio. Para ingressar no curso técnico integrado, o estudante deve possuir o ensino fundamental completo ou concluí-lo até a data da matrícula.

Já nos cursos técnicos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IFSC e, ao mesmo tempo, cursa o Ensino Médio em outra instituição. Para ingressar no curso técnico concomitante, o estudante deve ter concluído o 1º ano/série do ensino médio até a data da matrícula.

Os cursos técnicos subsequentes são destinados aos candidatos que concluíram o ensino médio ou que comprovarem a conclusão do ensino médio na data de matrícula.

Apenas a unidade de Itajaí está com inscrições abertas neste momento para cursos técnicos concomitantes e subsequentes por se tratar de um projeto-piloto. Nas outras cidades, as inscrições para esses tipos de cursos serão realizadas de 11 de junho a 3 de julho.

Cronograma

Para os cursos em que a seleção é por meio de exame de classificação, a confirmação definitiva da inscrição, contendo o local onde a prova será disponibilizada em 4 de junho no portal de inscrições.

A relação dos candidatos aprovados em primeira chamada será publicada no dia 9 de julho de 2018, a partir das 18h.

A matrícula da primeira chamada será realizada nos dias 11, 12 e 13 de julho, diretamente no câmpus onde o curso é ofertado. A segunda chamada será divulgada no dia 18 de julho de 2018, também a partir das 18h.

Já para os cursos oferecidos em Itajaí, a seleção ocorre por sorteio público, realizado em 16 de maio. A divulgação do resultado será no dia 18 de maio, a partir das 18h.

Cursos oferecidos

Veja abaixo os cursos disponíveis por cidade:

Chapecó

– Técnico Integrado em Informática – 35 vagas

Florianópolis

– Técnico Integrado em Edificações – 32 vagas

– Técnico Integrado em Eletrônica – 25 vagas

– Técnico Integrado em Eletrotécnica – 54

– Técnico Integrado em Química – 32

– Técnico Integrado em Saneamento – 32

Gaspar

– Técnico Integrado em Química – 40 vagas

– Técnico Integrado em Informática – 40 vagas

Itajaí

– Técnico Integrado em Mecânica – 40 vagas

– Técnico Integrado em Recursos Pesqueiros – 35 vagas

– Técnico Concomitante em Mecânica – 40 vagas

– Técnico Concomitante em Eletroeletrônica – 40 vagas

 – Técnico Subsequente em Aquicultura – 40 vagas

Jaraguá do Sul

– Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário – 35 vagas

– Técnico Integrado em Química – 35 vagas

Joinville

– Técnico Integrado em Eletroeletrônica – 35 vagas

– Técnico Integrado em Mecânica – 35 vagas

São José

– Técnico Integrado em Telecomunicações – 32

– Técnico Integrado em Refrigeração e climatização – 32

Fonte: G1