Por: Redação | 22/04/2021

Estão abertas até dia 26 de abril, as inscrições para o programa de profissionalização e inserção CAPACITA JOVEM do Instituto Araxá, que tem por objetivo capacitar 30 adolescentes para inserção no mercado de trabalho formal a partir de formação integral em “SECRETARIADO COM ÊNFASE EM GESTÃO DE RECEPÇÃO, ESCRITÓRIO E EVENTOS” – ofertado de forma 100% gratuita para adolescentes de 14 a 17 anos que residam em Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

“O Instituto Araxá é uma organização sem fins lucrativos de assistência social que acredita na ação pelo conhecimento para a transformar a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. Capacitar adolescentes para sua jornada no mundo do trabalho é promover o direito ao trabalho, superação das desigualdades e desenvolvimento regional. Para nossa equipe, o Capacita Jovem é um instrumento para compartilhamento dos conhecimentos trazidos por essa garotada (que são muitos e são riquíssimos) e um espaço para apresentá-los às múltiplas possibilidades que eles podem explorar enquanto profissionais”, explica o coordenador do programa, Joel Eyroff.

O Instituto Araxá dará continuidade ao programa mesmo sem financiamento público, contando apenas com recursos financeiros e humanos da própria instituição, que conta com professores-pesquisadores com vasta experiência em profissionalização de adolescentes. O curso é a porta de entrada dos adolescentes, pois o programa trabalha também para instituir mecanismos permanentes de busca ativa de vagas de emprego através de protocolos de parcerias com entidades de representação de empregadores e RH de empresas, para os adolescentes que já participaram do curso de capacitação, fazendo a intermediação das entrevistas de emprego e acompanhando depois da inserção.

Em 2019, quando o projeto começou, foram formados cerca de 50 adolescentes, com o curso voltado para “Comunicação, Vendas e Atendimento”. Em 2020, o agora então programa migrou para modo remoto e atendeu cerca de mais 80 adolescentes. Esse ano, a expectativa é atender mais 80 adolescentes com conhecimento específico em Secretariado. O curso terá duração de 3 meses em modelo híbrido, com aulas síncronas (tempo real pela plataforma digital) e encontros para avaliação, prática e momentos de convivência presenciais.

Visite o site do Instituto Araxá e conheça o time que faz a diferença e trabalha para que o programa aconteça (www.institutoaraxa.org).

Inscreva-se pelo link: https://bityli.com/aAljq

DIEGO CABALHEIRO – Instituto Araxá

Analista em Relações Internacionais e Gestão de Organizações da Sociedade Civil