Por: Redação | 18/11/2020

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (18) a entrega do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) para a instituição Ação Social Santo Antônio de Itapema, mais conhecida como Casa Madre Teresa de Calcutá, que é a primeira a entidade a obter essa certificação no município de Itapema. Um encontro que aconteceu na sede da Casa Madre Teresa, no bairro Jardim Praiamar e reuniu os gestores do Instituto Araxá e da Instituição certificada, além da Drª Dalila Pedrini, vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Itapema.

A certificação chegou após um período de mais de um ano de espera e adequações necessárias, contando com a assessoria do Instituto Araxá, por meio do projeto Sua Causa, Nossa Causa. A certificação é emitida pela Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania e tem grande significado para as organizações de assistência social.

 

 

Por se tratar de uma certificação nacional, o CEBAS traz consigo benefícios às instituições que o recebem, como isenção tributária, prioridade na celebração de parcerias com o poder público, além de ter o reconhecimento nacional de que a instituição presta serviços  alinhados a política de desenvolvimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A presidente da Casa Madre Teresa, Darcy Steil da Silva ressalta que com a economia gerada com a isenção dos tributos será possível investir na contratação de profissionais e aumentar a capacidade de atendimento da casa.

Todas as informações são comprovadas com uma série de documentos e relatórios que precisam ser apresentados como comprovação das ações e impactos sociais causados, sendo que a certificação não é vitalícia e a cada três anos é necessário realizar a comprovação de ações na perspectiva do SUAS para a manutenção do certificado.

Este é mais um grande passo no fortalecimento na rede privada do Sistema Único de Assistência Social de Itapema. Estiveram empenhados nesta assessoria toda equipe das duas instituições, de forma direta às assistentes sociais Maria Fernanda (Casa Madre Teresa) e Aline Vicentini (Instituto Araxá) e o Advogado Joel Eyroff (Instituto Araxá), destaca Diego Cabalheiro – presidente do Instituto Araxá.

Reportagem: Instituto Araxá – Projeto SUA CAUSA, NOSSA CAUSA.