Itajaí Stopover recebe os primeiros barcos da Volvo Ocean Race

As condições climáticas favoráveis ajudaram na antecipação e, antes mesmo da abertura oficial da Vila da Regata, os primeiros barcos chegaram a Itajaí nesta terça-feira (3/4). A equipe Brunel chegou à frente, passando a linha de chegada às 11h45min (horário de Brasília), depois de quase duas semanas de navegação pelo Pacífico e Atlântico, numa viagem que iniciou em Auckland, na Nova Zelândia. Logo em seguida, chegou a Dongfeng, com apenas 14 minutos de diferença. Ainda para esta quarta-feira (4/4) há a previsão da chegada da terceira equipe, a AkzoNobel, onde participa a brasileira Martine Grael.

Mesmo em pleno dia de semana, a comunidade local se aglomerou no Rio Itajaí-Açu para celebrar a chegada dos heróis dos mares. Apesar de os barcos chegarem antes da data prevista, a Vila da Regata manterá o cronograma de atividades, no período de 5 a 22 de abril. “A garantia é de um espetáculo empolgante ao longo dos dias, com atividades para as diferentes idades. Contamos com a participação de toda a população de Itajaí e cidades vizinhas, além dos turistas”, afirma o presidente do Itajaí Stopover, Evandro Neiva.

Após a abertura da Vila da Regata

Além da recepção aos heróis dos mares do mundo e atividades esportivas, esta edição da Volvo Ocean Race percorre o planeta para transmitir a mensagem de sustentabilidade em prol dos oceanos.  Após a abertura da Vila da Regata em Itajaí, entre 5 e 22 de abril, mais de 20 ações com a adesão a campanha global “Clean Seas: Turn the Tide on Plastic”, em português: “Mares limpos: o mar não está para plástico”, da ONU Meio Ambiente.

A Volvo Ocean Race promove iniciativas e atrações que visam impactar positivamente a comunidade por onde passa. O Itajaí Stopover contará com diversas estações educacionais que utilizarão tecnologia e práticas interativas. Diariamente serão realizadas visitas guiadas com quase 10 mil estudantes da região. Para quem busca diversão e entretenimento, a Vila da Regata brasileira terá uma programação especial. Ao todo, mais de 50 atrações musicais e teatrais irão animar o público em dois palcos. E a gastronomia promete encher a festa de sabor, com a oferta de mais de 40 opções de pratos e tendo a típica festa de Outubro, Marejada, como foco principal, completando o cardápio com variedades de pescado e derivados da cultura portuguesa. Com expectativa de trazer um impacto econômico de R$ 82 milhões e gerar mais de 2 mil empregos, a Volvo Ocean Race Itajaí contará ainda com uma feira multissetorial e o World Business Show que terá diversos expositores.