A Prefeitura de Itajaí, no Litoral Norte, anunciou que vai reforçar o treinamento dos vigilantes armados que atuam nas unidades escolares. Os 245 profissionais vão passar por capacitação dentro dos próximos dias para melhoria dos procedimentos nas escolas e creches da cidade.
O anúncio ocorreu após o episódio registrado nesta segunda-feira (6), quando um homem armado invadiu uma creche no bairro Barra do Rio, entrou em confronto com a vigilante presente e acabou roubando sua arma e atirando contra a mulher. Ninguém se feriu e o homem segue sendo procurado pela polícia.
Em reunião com representantes da Secretaria de Educaçãoe da empresa Orbenk, foi decidido que metade do efetivo vai participar da capacitação no sábado (11) e, a outra metade, no sábado seguinte (18). Os encontros vão ocorrer das 9h às 12h, no auditório superior da Secretaria de Educação de Itajaí.
“Queremos tranquilizar os nossos pais no sentido de que a Secretaria de Educação e a empresa estão unidas para buscar melhorias e alterações nos procedimentos, a fim de evitar novas ocorrências nas nossas unidades escolares e garantir ainda mais segurança para todos os nossos educandos”, frisou a secretária municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.
Quinta ocorrência em 11 meses
De acordo com a Prefeitura de Itajaí, o roubo desta segunda representa a quinta ocorrência do tipo desde a contratação da empresa responsável pela vigilância armada, em julho de 2023.
Nos últimos 11 meses, a Guarda Municipal de Itajaí registrou 2 furtos e 3 roubos em unidades escolares. Em nenhum dos casos houve feridos.