Itapema coloca idosos em isolamento por sete dias após aumento de casos da Covid-19

A prefeita Nilza Simas (PSD) informou que os idosos acima de 70 anos de Itapema terão que cumprir isolamento domiciliar obrigatório. A medida foi divulgada na manhã deste domingo (5) e começa a valer já nesta segunda-feira (6). Segundo a gestora, as pessoas nessa faixa etária poderão apenas ir até o supermercado, farmácia ou médico, sendo proibida a circulação sem justificativa.

Segundo a prefeita, o momento de transmissão é muito alta nesta faixa etária e os idosos não estão reagindo bem a medicação. “Muitas vezes, eles já chegam ao Centro de Triagem na fase dois, já precisando internar, com pneumonia, com o pulmão comprometido”, alertou. O Hospital Santo Antônio está operando com 80% da capacidade.

Nilza destacou que a ação é uma maneira de preservar a economia e os postos de trabalho na cidade. “Não podemos cercear o pai de familia, que precisa sair de casa para trabalhar, o jovem que precisa sair de casa para trablhar e ajudar a família, em detrimento de uma faixa-etária que está aposentada e pode ficar em casa”, argumentou.

Itapema tem 283 casos da Covid-19, segundo boletim divulgado na sexta-feira (3). Foram registradas sete morte e outras duas estão sob investigação e aguardando resultado do Lacen.

Tabacarias serão reabertas com restrições

A prefeita explicou que com a redução dos atendimentos de jovens no hospital houve a decisão de liberar o funcionamento de tabacarias. Conforme ela, dentro desses locais não poderá haver aglomeração e rodizio de nárgilés. “Vão poder abrir, mas não poderão ter uso coletivo. Se flagrarmos, a tabacaria será fechada por 14 dias ou até mesmo até o perído que a pandemia terminar”, ponderou.