Itapema recebe o 5º Encontro Internacional de Etnias

Encontro Internacional de Etnias

O 5º Encontro Internacional de Etnias chegou ao seu fim, realizado nas cidades de Itapema, Bombinhas e Itajaí, entre os dias 17/04 a 01/05, com muitas atrações internacionais para todo o público presente.

Estiveram presentes 10 grupos, sendo grupos da Argentina, México, Colômbia, Paraguai, do estado brasileiro do Pará e grupos de Santa Catarina, reunindo mais de 170 dançarinos numa equipe de aproximadamente 200 pessoas envolvidas no evento, atingindo um público de mais de 5 mil espectadores. Os grupos realizaram apresentações e palestras em 10 escolas e praças nas cidades de Bombinhas e Itajaí. E na cidade de Itapema, se apresentaram na Vila do Vôlei, em seu último dia de jogos, também em frente ao Shopping Calçadão e no Espaço Cultural Nelson Santos (antigo mercado público).

O 5º Encontro Internacional de Etnias foi o primeiro festival de folclore realizado na América Latina após os 2 anos de pandemia, e tivemos o prazer de sediá-lo, junto com o apoio das Prefeituras de Itapema, Bombinhas e Itajaí. Foi um evento gigantesco que, com certeza, ficará marcado na história. Os grupos, mesmo com todos os “imprevistos” da pandemia, conseguiram se manter e vieram ao nosso estado. O festival em si, tem em seu foco, trazer novas culturas e aprendizado de outros povos, para ao mesmo tempo assistir um espetáculo, uma experiência incrível e um grande aprendizado sobre a arte e cultura.

” Foi um prazer imenso fazer parte do primeiro festival da américa latina, a troca de energias aqui, é fantástica! Morro de orgulho ao ver os dançarinos em palco, transformando toda sua alegria, em forma de arte, chegando a ser contagiante”  Disse Rudimar do Nascimento,  idealizador do Festival, e delegado brasileiro da AIFL (Associação internacional de folclore latino americano).

O Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral, grupo anfitrião do evento, não deixou a nossa cultura para trás, e apresentou o bloco Ericeira, bloco onde relata a história dos pescadores, bloco açoriano, relatando a cultura dos povos portugueses e também o tradicional bloco gaúcho.

“O Festival chegou ao fim, deixando muitas saudades nos corações dos dançarinos, coreógrafos e todos que estiveram envolvidos no evento, sabendo que ano que vem, teremos novas atrações internacionais e nacionais, e com certeza, será mais uma edição de sucesso.” Destacou Rudimar.

O 5º Encontro de Etnias é de realização do Grupo Folclórico Tropeiros do Litoral, em Parceria com as Prefeituras Municipais de Itapema, Bombinhas e Itajaí, através das Secretarias de Cultura e Fundações Municipais de Cultura destes municípios.