Matriz de risco contra Covid-19 será transferida aos municípios na próxima semana

Matriz de risco
Mapa de risco do dia 16 de abril de 2022 mostrou que todas as regiões estavam no nível mais brando do combate à Covid-19 – Foto: Governo de SC/ Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina prevê que seja implantada na próxima segunda-feira (25), uma adequação à atual Matriz de risco Sanitária. A alteração virá com outro nome, agora o chamado Alerta Epidemiológico, abordará de maneira ainda mais municipalizada a tomada de decisões para enfrentar a Covid-19, segundo a SES.

A mudança será uma recomendação epidemiológica, motivada à realidade da pandemia em Santa Catarina, a partir do novo momento vivenciado no enfrentamento à Covid-19, com redução no número de casos, óbitos e transmissão, segundo o governo.

A recomendação será composta por três níveis. São eles: alto, médio e baixo de risco. A classificação refletirá a taxa de incidência de casos de Covid-19 por semana, casos hospitalizados e leitos de UTI ocupados de cada município. Para cada nível, haverá recomendações específicas.

Segundo a atual matriz do governo do Estado, atualizada no último sábado (16), Santa Catarina está com todas as 17 regiões de saúde em risco moderado para a contaminação do Coronavírus. A classificação é a menos grave para a doença, seguindo os parâmetros estaduais.

Informações ND+