
A baleia da espécie jubarte que ficou mais de 24 horas encalhada na praia de Barra Velha, no Litoral Norte, morreu no fim da terça-feira (17), de acordo com o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
Ela ficou encalhada entre a manhã de segunda (16) até por volta das 15h30 de terça. Conforme o Corpo de Bombeiros, cerca de 60 pessoas de diversos órgãos atuaram na operação de desencalhe, coordenada com o auxílio de um rebocador de navio para levar o animal da areia até uma região profunda do mar.
O projeto foi informado na noite de terça-feira por moradores de que a baleia tinha encalhado novamente e estava morta. Durante a madrugada desta quarta (18), os bombeiros estiveram na praia, mas não encontraram nada.
Nesta manhã, equipes do Projeto de Monitoramento de Praias voltaram à praia e constataram que o animal estava morto, encalhado em um ponto diferente da praia. A causa da morte não foi informada.
“A equipe do PMP-BS está organizando toda a estrutura para realizar necropsia e diagnosticar a causa da morte do animal”, informou o projeto.
Na manhã de terça-feira, o animal de cerca de 8 metros e 20 toneladas aparentava ter pequenas lesões superficiais. A equipe de monitoramento de praias acreditava na possibilidade de ela estar doente.
Desencalhe
Por volta das 11h de terça foi feita a primeira tentativa de rebocar a baleia, mas ao ser puxada por 15 metros, como a maré estava cheia, ela se virou, a fita se soltou e a baleia voltou a ficar encalhada. Por isso, o trabalho foi retomado por volta das 15h quando a maré baixou novamente e por volta das 15h30 ela foi retirada.
Feridos
Duas pessoas ficaram feridas na segunda-feira, ao tentar fazer o desencalhe. Elas integravam um grupo de 20 pessoas da comunidade que tentava remover a baleia por conta própria. Um dos feridos teve um corte na cabeça, causado por uma das nadadeiras da baleia. O outro foi atingido na perna pela cauda do animal.
Fonte: g1