
O Município de Itajaí, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta quarta-feira (19) o cadastramento de famílias do loteamento Portal 1, atingidas pela enxurrada do dia 23 de março. A realização do cadastro é necessária para disponibilizar o auxílio emergencial temporário a essa comunidade.
O projeto de lei que cria o benefício foi aprovado neste mês pela Câmara de Vereadores. A proposta deve contemplar cerca de 800 famílias, com o propósito de reduzir o impacto social e econômico causado pelas fortes chuvas.
“Essa iniciativa é fundamental e muito importante para estas famílias que tiveram as suas residências atingidas pelas chuvas, pois muitas delas praticamente perderam tudo. A partir deste cadastro, a administração municipal, em conjunto com a Câmara de Vereadores, vai viabilizar uma forma de disponibilizar este auxílio emergencial para estes moradores neste momento de dificuldade”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Neusa Geraldi.
É importante que a comunidade esteja atenta ao cadastramento, portando documento de identificação e comprovante de residência. Através do cadastro realizado pelas assistentes sociais será possível controlar e organizar a entrega do benefício.
“Este auxílio emergencial vai nos ajudar muito neste momento, pois perdemos vários itens da nossa residência. Esse valor não será suficiente para suprir tudo que perdemos, mas será fundamental neste recomeço”, afirma a moradora do Portal I, Edicléia Medeiros.
Após finalizar esta etapa de cadastramento, os beneficiários serão informados sobre como deverá acontecer o pagamento. Os recursos utilizados para este auxílio são provenientes da antecipação de R$ 2,5 milhões do duodécimo que a Câmara de Vereadores de Itajaí tem direito no orçamento para 2023.