Bombas vai receber mutirão de combate à dengue nesta sexta-feira, 28.

Um mutirão de combate a dengue será realizado nesta sexta-feira(28) no bairro de Bombas, a ação visa passar orientações preventivas aos moradores e realizar o trabalho de busca e eliminação de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.

A ação é coordenada pela equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica e conta com a parceria das equipes do Corpo de Bombeiros de Bombinhas e da Veolia, empresa responsável pelo serviço de coleta e transporte de resíduos urbanos.

Foram identificados 528 focos do mosquito e para fortalecer as medidas preventivas já implementadas o Programa de Combate de Endemias reforçou a sua equipe e está trabalhando com 12 agentes atuando em campo, um supervisor, uma digitadora e um coordenador das ações. Também foi criado um calendário para realização de mutirões de limpeza em bairros e locais com maior risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti em Bombinhas, as ações acontecerão pontualmente entre os meses de setembro a dezembro.

Em virtude da pandemia do Covid-19, todos os cuidados adotados durante os trabalhos seguem orientações do protocolo de distanciamento mínimo orientado de 1,5 m entre pessoas. Além disso, os agentes estarão uniformizados, identificados e todos, incluindo os voluntários estarão usarão máscara, luvas e álcool em gel 70%.

Durante a visita os moradores serão orientados quanto ao combate ao mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. No ‘casa a casa’ os agentes comunitários de saúde conversam com moradores e falam sobre a importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito.

O mutirão tem como objetivo eliminar muitos focos, porém é necessário dar continuidade ao trabalho, por isso é muito importante o serviço de conscientização, já que durante o verão o Aedes Aegypti se reproduz rapidamente, também é importante estar atento as essas orientações: coloque areia nos vasos de plantas, fure pneus velhos, mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo, retire folhas e galhos das calhas, verifique sua caixa d’água e vede sacos de lixo. A prevenção é a melhor maneira de combater o mosquito.

A solicitação é para que os moradores retiram os materiais em desuso dos quintais e coloquem na calçada para serem recolhidos. Os trabalhos iniciarão às 8h30 dessa sexta-feira (28) e percorrerá as ruas: Caboclinho e servidões adjacentes até rua Juriti, rua Guaruba, Estaladeira e Gralha Azul, rua Martim Pescador, rua João de Barro, rua Pintassilgo e rua Mergulhão Caçador do bairro de Bombas.