Por: Ricardo Gebeluca | 1 mês atrás

O mês de julho chegou com comemorações em Itapema. A Prefeita Nilza Simas conquistou o selo Prefeito Amigo da Criança da fundação Abrinq. O programa tem como objetivo reconhecer os governantes que se dedicaram e cumpriram todas as etapas propostas ao longo dos quatro anos de gestão. Itapema aderiu ao programa em 2017 e deste então passou a ser avaliado o cumprimento das metas propostas pela fundação.

Dentre os destaques de Itapema estão o fortalecimento e capacitação da rede de atendimento à criança e ao adolescente; aumento em 13,7 pontos na taxa de matrícula na Educação Infantil ( etapa da pré-escola), de 91,6% em 2016 para 105,4% em 2019; aumento de 11,7 pontos na proporção de docentes de creches com ensino superior completo, de 79,5% em 2016 para 91,2% em 2019.

“Esta conquista é de todos que integram a rede de atendimento as crianças desde Secretaria de Educação, Saúde, Assistência Social, CMDCA, Conselho Tutelar e Ministério Público. Com a união de todos conseguimos identificar problemas, mobilizar e interagir diversos setores na promoção dos direitos das crianças e adolescentes”, destacou a Prefeita Nilza Simas.

Saiba mais sobre o programa

A Fundação Abrinq mobiliza e apoia tecnicamente municípios e seus prefeitos e prefeitas na implantação de ações e políticas que resultem em avanços e transformações positivas na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os princípios do Programa Prefeito Amigo da Criança, podem ser utilizados a qualquer tempo, em qualquer município brasileiro e dependem, fundamentalmente, da vontade política dos gestores e da capacidade dos municípios em constituir redes de enfrentamento que priorizem a infância e adolescência. Para isso, o programa ajuda na avaliação da realidade de cada cidade e na identificação de prioridades de ação. Ao mesmo tempo, promove o diálogo entre os municípios e avalia, ao fim de cada gestão, os resultados atingidos, reconhecendo e premiando os esforços dos prefeitos no cumprimento de seus objetivos. Confira o resultado no site www.prefeitoamigo.org.br