Noites mais longas marcam inverno do Sul de Santa Catarina

inverno do Sul de Santa Catarina
Foto: Leo Munhoz/Divulgação/ND

O inverno iniciou oficialmente às 6h14 da manhã de ontem, 21. Trata-se de um evento astronômico, conhecido como solstício, que acontece quando o sol está sobre o Hemisfério Norte terrestre. Desta forma, atinge com maior intensidade o Trópico de Câncer. Neste ano, a estação no Sul de Santa Catarina será marcada por menor índice de chuva em relação à média histórica. O período se estende até 22 de setembro.

Diferente das precipitações, as temperaturas de julho estarão dentro da normalidade. Será de frio, mas conforme a média histórica, 9ºC durante a madrugada e até 23ºC no período da tarde. Já os outros dois meses prometem ser um pouco mais quente que o normal. Os termômetros estão sujeitos a marcar 11ºC nas noites de agosto e 12ºC nas de setembro.

“Em todo caso, chama atenção essa questão da chuva que vai escassear um pouco mais nesses três meses da estação. O frio mais pronunciado será em julho, que é o normal. Lembrando que o outono foi uma estação considerada fria, o mês de abril foi mais gelado que o normal, de até um grau abaixo da média”, pontuou Márcio Sônego, climatologista.

Ainda sobre o outono, os meses de maio e março também tiveram anomalias, com as mínimas perto ou acima da média e máximas abaixo da média em praticamente toda a região Sul. E, até ontem, as temperaturas foram abaixo da média histórica durante as tardes, com até 2ºC a menos.

Média histórica de chuvas

A média histórica de chuva é de 99 milímetros (mm) em abril, 92mm em maio, 82mm em junho, 106mm em julho, 127mm em agosto, 129mm em setembro.

“Neste ano, choveu menos em abril, mais em maio, e em junho, foi dentro do normal. Para julho, agosto e setembro, se espera chover um pouco abaixo da média, mas mesmo assim o próximo mês começa com precipitação e depois, vai secando aos poucos”, salientou o climatologista.

Geadas

Até o momento, o Sul catarinense não registrou geadas que prejudicassem os plantios. Julho ainda deve ser um mês com predomínio de bom tempo, tanto a noite quando de dia. No entanto, a previsão a formação da camada de cristais de gelo deve acontecer de duas as três vezes já neste início da estação, conforme a média histórica. “Em julho, é normal que acontecer pelo menos essa quantidade de geada. Inverno é uma época de manutenção de nevoeiros na madrugada e principalmente no começou da manhã”, pontuou Sônego, fazendo um alerta para as pessoas que saem de carro logo cedo, pois a pista escorregadia possibilita a ocorrência de acidentes.

A semana

A abertura do inverno não dará espaço para um céu cinza. Até domingo (26), estima-se chuvas, principalmente entre hoje e amanhã.

Por: tnsul