Por: Ricardo Gebeluca | 16/05/2019

O Governo do Município de Porto Belo através da Secretaria de Saúde, vem através desta, esclarecer a população sobre a fila de espera no Centro de Fisioterapia e Reabilitação. Por mais que investimentos sejam feitos para diminuir filas de espera em diferentes consultas e exames pela Saúde, o número de pacientes tem aumentado, principalmente com a necessidade de fisioterapia. O Centro de Reabilitação conta atualmente com duas profissionais, que realizam cerca de 140 atendimentos semanais, incluindo pacientes de neurologia, ortopedia, cardiorrespiratória e atendimentos a domicílio. Está incluso no quadro de profissionais do setor um fisioterapeuta que encontra-se em licença.

Com o aumento da fila de espera e vendo a necessidade de mais um profissional, a Secretaria de Saúde já fez a solicitação para contratação, que está em andamento.

O Centro de Fisioterapia e reabilitação ainda precisa lidar com os pacientes que não atendem o telefone ou não informam a mudança de número, atrapalhando o processo de andamento da fila de espera.

Saúde é prioridade em todas as esferas

Informamos à população que a saúde é prioridade nesta gestão, por isso, os investimentos constantemente realizados. Problemas com as filas de espera são enfrentados em todas as esferas de saúde, não só no município de Porto Belo. Para muitos procedimentos ou consultas, mesmo fora do setor de fisioterapia, o Município depende de municípios referência, até mesmo fora do Estado de Santa Catarina, o que torna o processo mais lento. Na busca por diminuir o impacto das filas, são realizados os investimentos através da compra de exames e consultas, porém, as demandas são crescentes.

Para definir as prioridades,  a Secretaria de Saúde conta com o setor de regulação, com médico regulador e equipe técnica realizando a triagem dos encaminhamentos e após avaliação do quadro clínico, o paciente é colocado em fila de espera, que é pública para dar mais clareza e lisura ao processo.