Obras seguem no Complexo Hospitalar de Itapema

O Complexo Hospitalar de Itapema terá ao todo 7,4 mil m² de área construída, na unidade de média complexidade, que contará com mais de 100 leitos para internação adulto e infantil, maternidade, centro cirúrgico, UTI, salas de exames, com porta de entrada também do privado, entre outros espaços. Os recursos para a construção devem chegar em torno de R$ 20 milhões que serão financiados em banco público, conforme projeto aprovado pelo legislativo municipal.

Nesta semana, a reportagem do Jornal O Atlântico esteve no local para averiguar o andamento das obras. Agora empresa responsável trabalha na terraplanagem e sondagem do solo do 2º e 3º blocos.

De acordo com o Diretor Geral do Hospital Santo Antônio, e, responsável pelas obras do novo hospital, Dr. Fernando Nascimento, o cronograma das obras depende de questões como o abastecimento dos materiais necessários para a obra e também do bom tempo para contribuir com a continuidade dos trabalhos. “Os trabalhadores nunca estiveram paralisados. Estamos seguindo em frente para que no próximo ano seja inaugurada a primeira ala do complexo. Em períodos de fortes chuvas é normal que as obras sigam em um ritmo um pouco mais lento, pois o solo encharcado não é propício para a estabilização do terreno. É necessário aguardar a secagem para que a fundação não sofra problemas de ruptura no futuro”, explica.  “Outro problema que tivemos foi a falta de insumos para o cimento”, completa.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a população brasileira fez mais reformas. Além disto, muitas fábricas diminuíram a produção devido a falta da mão de obra. O resultado foi o aumento abusivo e a falta de materiais básicos como o cimento, por exemplo.  “As pessoas ficaram em casa mais tempo. Com isso acabaram vendo que queriam um espaço maior, uma localização melhor”, explica o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Luís Carlos Martins.

 

No bairro Casa Branca, a obra chama a atenção de quem passa pelo local. “Itapema precisava urgentemente de um hospital de referência para nossa população. É uma espera de décadas que finalmente será concretizada”, afirma a aposentada Maria Justina dos Santos.

Morador do Casa Branca, o vendedor ambulante, José Rizzo,  também reafirma a importância da obra para o itapemense. “Há anos sonhamos com um Hospital que possa suprir as reais necessidades de nossa população, e finalmente ele chegará. Todos os dias passo aqui, observo os trabalhadores e agradeço”, finaliza José.

 

Complexo Hospitalar de Itapema

  • Orçamento: R$ 20 milhões
  • Área total: 7,4 mil m² de área construída
  • Leitos: 100 leitos para internação
  • Maternidade, centro cirúrgico, UTI, salas de exames e outras alas para atendimentos específicos.